Manipuladores de alimentos participam de capacitação

Os profissionais responsáveis pela manipulação e preparação dos alimentos nas unidades operacionais da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS), participam nesta sexta-feira (30), das 7h30 às 13h, no auditório da secretaria, de uma capacitação sobre alimentação saudável.

Com o tema “Manipulando Alimentos com Segurança e Aproveitamento Integral dos Alimentos”, a capacitação tem o objetivo de atualizar os conhecimentos dos profissionais e discutir as práticas desenvolvidas no serviço de alimentação e nutrição das unidades socioassistenciais do município.

De acordo com a secretária da SEMTCAS, Graça Amorim, o trabalho do manipulador de alimentos, que são as cozinheiras e ajudantes, é de fundamental importância, pois são os responsáveis pelo preparo, cozimento e distribuição de uma alimentação saudável e balanceada para as crianças, adolescentes e idosos atendidos nas unidades.

“Anualmente, temos a preocupação de preparar e atualizar os conhecimentos desses profissionais, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade e a segurança alimentar e nutricional das pessoas que são atendidas nos Núcleos de Atendimento Intergeracional (NAI), Jornadas Ampliadas, Centros de Convivência, Projetos e Abrigos”, destaca a secretária.

A nutricionista Maria das Neves Macedo, responsável pelo Serviço de Apoio Nutricional da SEMTCAS, explica que cada projeto e unidade tem um cardápio diferenciado, de acordo com as necessidades nutricionais do público que atende. Ela conta que entre os assuntos abordados no evento, estará noções sobre a importância da alimentação saudável, higiene e segurança alimentar, aproveitamento integral dos alimentos e recomendações para um melhor funcionamento do serviço de alimentação nas unidades operacionais. Haverá ainda, a entrega de novos fardamentos para os profissionais.

Mais lidas nesse momento