Homepage
RSS
Twitter

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca
publicidade

Água tem preço tabelado no semiárido

06/06/2012 • 10:33
Por Luciano Coelho

A situação está tão calamitosa no semiárido que foi feita uma tabela para água na região. A água está sendo vendida em galão e em carro pipa. O valor do galão de 18 litros d´água é R$ 5,00. O carro pipa com 8 mil litros de água custa R$ 350,00. A água está virando produto de comércio no semiárido.

O Exército assumiu a distribuição de água nas cidades em estado de emergência. São 300 carros para atender toda a região do semi-árido. O número tem sido insuficiente para atender a demanda.

A Secretaria de Defesa Civil informou que mais de 135 municípios que decretaram estado de emergência foram reconhecidos pelo Governo do Estado. Destes 102 tiveram os decretos reconhecidos pelo Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional. Aliás, somente estes 102 terão atendimento emergencial dos recursos liberados pelo Governo Federal.

Para compensar a escassez de água e melhorar a distribuição, o Governo do Estado autorizou a recuperação e equipagem de todos os poços no semi-árido, inclusive, os particulares, sendo que o proprietário assina um termo de serventia pública, para que todos possam ter acesso a água.

“Vamos levar água onde precisa. Faremos o que for preciso para isso. Vamos instalar equipamentos, vamos puxar energia elétrica, e vamos dar acesso à população. Mas vamos divulgar, através de cartilhas, como os trabalhadores rurais e os comerciantes podem acessar crédito a juros baixo e com carência para fazerem o que precisam.”, assinalou o governador Wilson Martins.

O diretor de Unidade de Defesa Civil, Jerry Herbert, disse que as determinações do governador já estão sendo seguidas e são cerca de mil poços no semi-árido que vão assegurar o abastecimento nas localidades que não têm carro pipa.
  • Comentários

  • Facebook

Domingos Hypolito Neto

postado:
06/06/2012 - 11:59
uma excelente opcao para levar agua potavel para as populacoes carentes ou atingidas por calamidades é o Lifestraw, purificador de água suiço que nao necessita de pilhas nem peças sobressalentes e purifica 18.000 litros de agua vinda de açudes, cisternas, poços, córregos, etc, ao custo de aprox 1 centavo por litro !... os governantes precisam saber disso !... é a solucao adotada em varios paises do mundo !
Últimas Notícias
próximo anterior veja mais notícias
COMPARTILHE COM AMIGOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Os comentários feitos por leitores são de inteira responsabilidade de seus autores.
O Portal AZ não responde pelo conteúdo postado nesse espaço.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2014