Famílias do Piauí recebem equipes do Água para Todos

As ações do programa Água para Todos executadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), nos estados onde atua, chegam esta semana a sete municípios piauienses: Conceição, Paulistana, Itaueira, Rio Grande do Piauí, São Francisco do Piauí, São Miguel do Tapuio e Valença.

Ao todo, o estado do Piauí será contemplado com mais de 3,5 mil cisternas de polietileno, o que facilitará o acesso da população a água potável para preparo de alimentos e higiene pessoal.

Nos municípios de Conceição e Paulistana, a empresa dá seguimento à instalação desses reservatórios. Em Conceição, já foram instaladas 22 unidades de um total de 68. Paulistana, por sua vez, já foi beneficiada com a instalação de 793 cisternas de um total de 1.018.

Em Itaueira, Valença e São Miguel do Tapuio, a Codevasf está promovendo atividades como apresentação do programa para as comunidades e validação de cadastros das famílias. Nos municípios de Rio Grande do Piauí e São Francisco do Piauí, além dessas ações, a Companhia também está formando os Comitês Gestores Municipais, que têm papel fundamental na mobilização das comunidades.

Quem já foi beneficiado com a instalação das cisternas de polietileno no Piauí comemora. “A gente tinha dificuldade de conseguir água. Moramos perto de um açude, mas a água é poluída. Então, essa cisterna foi uma bênção não só para a minha família, mas para todas aquelas que já foram beneficiadas”, afirma a dona de casa Isabel Francisca Barbosa, da localidade Poço da Areia, no município de Paulistana.

CODEVASF

Mais lidas nesse momento