Somente um em três eleitores sabe em quem votar para deputado

Na disputa pelas 30 vagas na Assembleia Legislativa, há um mar de indecisão

Por Redação do Portal AZ,

A pesquisa do Instituto Data AZ realizada entre os dias 24 e 27 de agosto mostra que dois terços dos eleitores do Piauí não escolheram ainda em quem votar para deputado estadual e deputado federal.

Gustavo Neiva, Marden Menezes e Fábio Xavier (Fotos: reproduçaõ internet)

Na disputa pelas 30 vagas na Assembleia Legislativa, há um mar de indecisão: 62,24% dos eleitores estão indecisos quanto aos nomes que pretendem escolher para deputado, enquanto 11,62% não votariam em nenhum dos nomes em disputa.

Com isso, apenas dois candidatos aparecem com mais de um ponto percentual das intenções de voto: Gustavo Neiva (1,28%) e Marden Menezes (1,04%).

Depois desses nomes, são lembrados com mais de  meio ponto percentual os nomes de Fábio Xavier (0,96%) e o pai dele, o falecido deputado Xavier Neto, com o mesmo percentual do deputado estadual Wilson Brandão (0,80%).  Com 0,72% é citado ainda o ex-secretário da Saúde, Francisco Costa, seguido por Dr. Hélio, Fabio Novo, Fernando Monteiro, Georgiano Neto, Lucy Silveira e Warton Lacerda, todos com 0,64%.

Com 0,56% foram citados os nomes de coronel Carlos Augusto, Firmino Paulo, Gessivaldo Isaías, Liziê Coelho, Luís Neto, Oliveira Neto e Zé Santana.

DEPUTADO FEDERAL

Com 66,56% de indecisos e 12,88% de eleitores dispostos a não votar em nenhum dos nomes que disputam as 10 vagas do Piauí na Câmara dos Deputados, também é um terreno de vasta indecisão, já que quase 80% dos eleitores (79,44%) não têm um nome para escolher como representante do Estado.

Fábio Abreu, Silas Freire e Rejane Dias (Fotos: reprodução internet)

Mesmo assim, há na lista de candidatos um número maior de nomes com maior percentual de votos que o observado na disputa pela Assembleia. 

São cinco os candidatos que obtiveram mais que um por cento das intenções de voto para deputado federal: Fabio Abreu (3,68%), Silas Freire (2,96%), Rejane Dias (1,60%), Flávio Nogueira (1,44%) e Iracema Portella (1,04%).

Depois do pelotão da frente, um intermediário com mais de meio e menos de um ponto percentual é formado por cinco nomes: Heráclito Fortes e Assis Carvalho,(0,64%), Átila Lira, Júlio César e Paes Landim (0,56%).

Veja abaixo todos os gráficos da pesquisa para deputado estadual e federal:

 

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Total de entrevistas: 1.250.
Municípios pesquisados: 65 nos 12 territórios de desenvolvimento.
Margem de erro da pesquisa: 2,77%, para mais e para menos
Data da realização: 24 a 27 de agosto
Nível de confiança: 95% de toda a amostra
Realizador e contratante: Instituto Data AZ
Registro na Justiça Eleitoral: PI01161/2018

Comente

Pequisar