Escola realiza seminário de mobilização familiar

Mobilizar as famílias para o acompanhamento escolar de seus filhos. Foi com esse objetivo que a Escola Municipal Roberto Cerqueira Dantas, zona Norte de Teresina, realizou o I Seminário Escola e Família, reunindo pais, funcionários, lideranças comunitárias e membros de representações sociais, religiosas e de instituições públicas. Durante o encontro foi abordada a relação entre a escola, família, igreja, organização comunitária e movimentos sociais.

Durante o Seminário, pais de alunos e equipe escolar discutiram a otimização das ações para o pleno desenvolvimento das crianças. “Hoje eu aprendi como ajudar meus filhos a aprender e a gostar de estudar. Não tive oportunidade de estudar e desejo que meus filhos tenham mais chances na vida do que eu, por isso acho muito importante a escola nos convidar a este Seminário, porque percebi que a minha presença nas atividades escolares faz com que meus filhos se sintam importantes, valorizados, e aprendam mais”, comentou Mirian Gomes dos Santos, mãe de dois alunos.

A Escola Roberto Cerqueira Dantas é hoje um espaço de convivência familiar e comunitária uma vez que permanece aberta de segunda a domingo, com atividades para os alunos e para toda a comunidade. “O Seminário é um despertar de consciências para o papel da família no desempenho escolar de seus filhos. É preciso que escola e família tenham os mesmos valores e falem a mesma linguagem, para que a criança cresça consciente de seus direitos e deveres”, ressaltou Conceição Ribeiro, diretora da Escola Municipal Roberto Cerqueira Dantas.

DIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO
O I Seminário Escola e Família da E. M. Roberto Cerqueira Dantas marcou também as comemorações pelo Dia Nacional da Educação, festejado no dia 28 de maio. Além dos debates sobre participação familiar também houve apresentações artístico-culturais feitas pelos alunos e com exposição de produtos confeccionados nas oficinas do programa Escola Aberta, Escola da Gente.

“A escola não é um prédio físico, a escola são as pessoas que nela convivem: alunos, professores, corpo administrativo, pais e comunidade. Comemorar o Dia Nacional da Educação discutindo a ampliação da participação familiar demonstra que as escolas municipais de Teresina caminham no rumo certo para oferecer mais que educação de qualidade à população: dotar os alunos de todas as condições para que eles sejam verdadeiros cidadãos”, opinou Ribamar Torres, secretário municipal de Educação.

“Sinto orgulho em dizer que meus filhos estudam na Escola Municipal Roberto Cerqueira Dantas, porque aqui eles têm bons professores e são orientados a aprender não apenas os conteúdos escolares, mas também ensinamentos para a vida. Faço questão de me fazer presente em todas as atividades da escola porque sei que a vida escolar de meus filhos é uma extensão da sua vida familiar”, encerrou Ana Rosa Galvão Machado, mãe de dois alunos.

Mais lidas nesse momento