Prorrogado o prazo para convocação da lista de espera do Fies até 17 de maio

Ministério da Educação estende período para chamada de candidatos interessados para o primeiro semestre de 2024

Por Dominic Ferreira,

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta sexta-feira (26) a prorrogação do prazo para as convocações da lista de espera do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) do primeiro semestre de 2024. Inicialmente previsto para encerrar no dia 30 de abril, o período de chamada foi estendido até o dia 17 de maio. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.

Foto: Reprodução/FreepikFies

Neste primeiro semestre, o Fies disponibiliza um total de 67.301 vagas para estudantes. Desde o dia 28 de março, o MEC já realizou cinco chamadas de candidatos em listas de espera do Fundo. Com a prorrogação do prazo, espera-se que mais estudantes possam ser contemplados com a oportunidade de financiamento.

As vagas não preenchidas durante esta etapa serão novamente oferecidas no processo seletivo do segundo semestre deste ano. Ao todo, em 2024, estima-se que o Fies disponibilizará 112.168 vagas nos dois processos seletivos.

Para concluir o processo e garantir o financiamento, os estudantes selecionados devem comparecer à instituição de ensino escolhida, procurar a comissão permanente responsável pelo Fies e apresentar a documentação exigida. Posteriormente, devem dirigir-se ao banco responsável pelo empréstimo.

O Fies é destinado a estudantes de cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas participantes do programa. Os requisitos para solicitar o financiamento incluem ter participado de qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, alcançando a média mínima de 450 pontos e nota superior a 400 na redação, além de possuir uma renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos (R$ 4.236,00).

Para candidatos com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa (R$ 2.118,00), não é exigido apresentar fiador, e a taxa de juros é zero para todos os estudantes beneficiados pelo financiamento público.

Fonte: Agência Brasil

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar