Sesc Cajuína exibe documentário "A Carta de Esperança Garcia"

A valiosa obra audiovisual destaca a história da primeira advogada negra do Brasil, Esperança Garcia.

Por Carlos Sousa,

O Sesc Cajuína apresentará nos dias 25 e 26 de novembro o documentário "A Carta de Esperança Garcia". O filme narra a história de Esperança Garcia, mulher negra escravizada no século XVIII, reconhecida como a primeira advogada negra do Brasil.

Foto: Sesc CajuinaA carta de Esperança Garcia

A produção do cineasta piauiense Douglas Machado conta com a participação especial da renomada atriz Zezé Motta e da ex-governadora do Piauí, Regina Sousa. Esperança Garcia tornou-se conhecida em 1770 ao redigir uma carta ao governador da Capitania do Piauí, denunciando os abusos e maus-tratos sofridos por ela, sua família e outros escravizados. Ao longo dos anos, seu texto se transformou em um símbolo de resistência e um exemplo corajoso de manifestação contra a escravidão e pela liberdade no Brasil.

A coordenadora de Cultura do Sesc, Hildegarda Borges, destaca que a exibição tem como propósito resgatar e reconhecer um ícone da luta pela liberdade e igualdade no Piauí. "O objetivo dessa exibição é apresentar às pessoas a história de Esperança Garcia, uma figura emblemática do nosso Estado. É uma história de coragem e resistência que deve para sempre ser lembrada", afirmou a coordenadora.

A sessão do dia 25 terá início às 19h, enquanto a do dia 26 será realizada às 15h, com acessibilidade, e outra sessão às 19h. No dia 26, as atrizes Tina Ribeiro, Catarina Santos e Luíza Miranda estarão presentes para participar de uma roda de conversa. A classificação é livre, e a entrada é solidária, com a doação de 1kg de alimento não perecível

Fonte: Sesc Cajuína

Comente

Pequisar