Torneio de basquete 3x3 movimenta atletas de Teresina


Esta segunda-feira (13) é dia de final da NBA, liga de basquete norte americana. Mas o basquete piauiense contou nesse domingo (12) com um dia de competições dedicado ao basquete 3x3. Reunindo duas equipes femininas, Pega o Rebote e Labigó Girls e sete masculinas, Teresina City Thunder, 4Three, Golden Estaiada, Gafanhotos, Vagabonde City, Simott e Bodinhas, o Torneio de trincas movimentou os jovens e experientes atletas do basquete piauiense.

O principio era simples: usando apenas metade da quadra, cada equipe entrava em jogo com três atletas e um reserva. Assim, os 11 jogos na fase de grupos aconteceram durante toda a manhã no Ginásio do IFPI, até que os semifinalistas e finalistas fossem decididos. O torneio foi realizado pela mais nova equipe de basquete de Teresina o The Sun City, e contou com atletas das categorias de base até os veteranos. Além das partidas, ao final de cada disputa eram disputados arremessos de 3 pontos entre as equipes. Com um arremessador e um passador, cada atleta tinha 1 minuto para fazer 15 arremessos, vencendo o que marcasse mais cestas.

- Promovemos o torneio tanto para divulgar nosso time quanto para dar oportunidade para os jovens de Teresina que gostam de basquete, mas que nem sempre tem a oportunidade de jogar, pela falta de campeonatos e torneios – afirmou Stanley Rodrigues, organizador do Torneio 3x3.


A equipe feminina vencedora foi a equipe do Labigó Girls, que venceu os dois jogos contra a equipe Pega o Rebote (06x00/ 08x09). Após as competições na fase de grupos quatro equipes passaram para a final do torneio: Teresina City Thunder x Bodinhas e 4Three x Simott. A final ficou decidida entre as equipes Bodinhas e Simott, que já haviam se enfrentado na fase de grupos onde o Simott levou a melhor (11x16). Mas BA final o resultado foi diferente e o Bodinhas venceu o Simott por 22x18. Com disputas acirradas e placares próximos o torneio contou com jogos de alto nível.

- Esse pessoal já vem jogando há algum tempo, de categorias de base anteriores como o Sub 15 e Sub 17, e masculino Sub18. Além do feminino com atletas já conhecidas. Vemos com bons olhos o nível do torneio. Pessoal está mostrando bastante fundamento. O basquete como outros esportes não tem tanto incentivo, mas nos como “basqueteiros” estamos tentando fazer a nossa parte. E no Piauí há uns dois anos que o basquete vem crescendo e vemos um numero maior de equipes se inscrevendo nos torneios – avaliou.

Além de premiações para os atletas e equipes vencedoras, o torneio contou com sorteio de brindes para os presentes. Agora os atletas voltam aos treinos junto as suas equipes para as próximas competições do ano. A equipe do The Sun City segue seus treinamentos visando o Campeonato Piauiense Adulto de Basquete, entre setembro e outubro deste ano.

Mais lidas nesse momento