Passeio Ciclístico percorre 70 ruas recém asfaltadas de Teresina

O passeio integra a programação de aniversário de 165 anos de Teresina

As ruas recém asfaltadas de Teresina foram palco do Passeio Ciclístico em comemoração ao aniversário de 165 anos da cidade. A atividade aconteceu na manhã deste domingo (13) e percorreu 70 vias, totalizando 25 quilômetros de percurso. 

Créditos: Renato Bezerra
Créditos: Renato Bezerra

Para o prefeito Firmino Filho, a iniciativa foi uma oportunidade de ver a cidade por um outro ângulo. "Além do lazer, a bicicleta ainda é um meio de transporte muito utilizado por alguns teresinenses. Então foi importante poder curtir o ambiente percorrendo várias regiões e observando os detalhes e desafios que temos pela frente. Com isso, também pudemos identificar alguns problemas e adequar ao planejamento urbano da cidade", afirmou. 

O coordenador de asfaltamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), Daniel Pereira, observou as ações realizadas na mobilidade urbana de Teresina. "Nos últimos anos, aumentamos a malha asfaltada com o intuito de promover mais segurança no trânsito. O bairro Dirceu, por exemplo, está recebendo a maior intervenção urbanística já realizada na região, com 46 trechos de vias pavimentados, contemplando também a criação de novas rotas. A atividade de hoje serviu para mostrar, na prática, as mudanças realizadas na capital", disse.

O Passeio Ciclístico teve saída no Terminal da Fundação Bradesco percorrendo as vias do bairro Dirceu. Em seguida, os ciclistas passaram pelas avenidas João XXIII, Homero Castelo Branco, Senador Area Leão, Presidente Kennedy, Jornalista Dondon, Nossa Senhora de Fátima, Principal da UFPI e Irapuã Rocha. A rota foi finalizada no Parque da Cidadania, com uma café da manhã para os participantes.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marco Antônio Ayres, o Passeio Ciclístico foi um momento de interação com a população. "Estamos transformando Teresina numa cidade para pessoas, então foi muito importante trazer a população para perto da gestão municipal. Assim, pudemos percorrer por diversas ruas e ver de perto os anseios da comunidade", completou.

O secretário municipal de esportes e Lazer, Renato Berger, destacou que o ciclismo é uma atividade que vem ganhando adeptos na capital. "Já temos grupos que fazem os passeios durante a semana e também aos finais de semana. A ideia foi andar pelas ruas da cidade, fazendo uma atividade física saudável, integrando as pessoas à cidade também", observou.

A ciclista Rosa Borges participou do passeio e falou o que achou da atividade. "Eu já participo de grupos de corrida, mas hoje foi um dia diferente porque pudemos percorrer ruas que geralmente não passamos. Além também de ter sido uma oportunidade de conhecer mais de perto o trabalho da Prefeitura. O dia foi muito agradável e o nosso pedal foi legal porque teve muita interação", afirmou. 

O Passeio Ciclístico foi uma realização das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) e de Esportes e Lazer (SEMEL).

Mais lidas nesse momento