'Ronaldo pode ser considerado obeso', diz nutricionista

Rio - A chuva que encharcou o Maracanã foi o molho da desculpa para a fraca atuação de Adriano e Ronaldo no clássico entre Flamengo e Corinthians pela Libertadores. Principalmente o ‘Fenômeno’ que deixou o campo vaiado. Mas tanto Ronaldo quanto Adriano, autor do único gol da partida, estão longe da forma física ideal. Por conta disso, o ‘Ataque’ consultou uma nutricionista e preparou uma dieta para que, na próxima semana, os dois estejam fininhos no jogo que vai decidir quem segue na competição, quarta-feira, no Pacaembu.

A balança não esconde a verdade. Adriano, com 1,89m e 103kg, é considerado acima do peso quando calculado seu Índice de Massa Corporal (IMC). O resultado é obtido dividindo o peso em quilos pela altura em metros ao quadrado. A Organização Mundial de Saúde aponta que o ideal é ter entre 18,5 e 25. O do Imperador é 28,83. Já Ronaldo, com 1,83m e 101kg, tem 30,15 de IMC.

“Adriano está com sobrepeso e Ronaldo pode ser considerado um obeso”, avalia a nutricionista Tamara Mazaracki.

A especialista considera difícil que em apenas uma semana consigam emagrecer muito. “Eles não podem fazer dieta radical para não perder rendimento físico. Isso priva o corpo de calorias, pode ocasionar uma lesão. Pode ser feito uma dieta rica em proteínas, com resposta rápida. Podem perder quatro quilos e desinchar”, aconselha.

No cardápio, nada de farinha, massa, arroz, biscoito e muito menos frituras. Bebidas alcoólicas e cigarro, claro, são proibidos. Os jogadores estão liberados para consumir frutas, legumes, saladas e feijão.



Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia

“Eles vão precisar de sustância. Podem comer carnes leves, mas sem gordura. Filé de peixe, peito de peru, ovo. Pão e refrigerante, não. É zero gordura, nem azeite na salada”, recomenda.

“Para o Adriano é mais fácil perder peso, porque é mais jovem e alto, o que distribui melhor o peso”, explica a nutricionista, ressaltando, porém, que alguns atletas pesam muito por causa da massa muscular. Por isso é importante averiguar o percentual de gordura.

“No caso deles, tem gordura acumulada. O percentual deve estar além. A cirurgia que o Ronaldo diz que fez não adiantou, voltou tudo”, aponta Tamara.

Mais lidas nesse momento