Palmeiras inaugura rede de escolas de futebol e fortalece integração com base

O Palmeiras inaugurou oficialmente, nesta terça-feira (26), a rede de escolas de futebol do clube: a Academia de Futebol Palmeiras. Resultado de uma parceria com a ProSports, empresa do Grupo Sforza Holding especializada na gestão e expansão de franquias, o projeto lançou a sua primeira unidade na Rua Castro Verde, nº 265, próxima da casa de shows Tom Brasil e com fácil acesso pela Marginal Pinheiros. O presidente palestrino, Maurício Galiotte, e os empresários Carlos Wizard Martins e Charles Martins, respectivamente, presidente e sócio-fundador do Grupo Sforza Holding, estiveram presentes na cerimônia de inauguração.

Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação
Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação


“É uma satisfação para a Sociedade Esportiva Palmeiras poder inaugurar a nossa primeira escola de futebol, com modelo de trabalho das categorias de base do Palmeiras. Um projeto grandioso, no qual, além do esporte, envolvemos aspecto social, entretenimento e educação. O projeto é alinhado com os objetivos do clube, que é ser um clube referência. Estamos orgulhosos deste momento e otimistas com o projeto, agradecemos demais a participação de todos. É um passo muito importante do Palmeiras, com certeza teremos um futuro promissor, formando pessoas e atletas para o clube”, declarou o mandatário palmeirense, que protagonizou um simbólico pontapé inicial no evento e entregou uma placa especial à primeira unidade da rede.

A Academia de Futebol Palmeiras tem como objetivo formar jogadores identificados com o Maior Campeão do Brasil e a propagar, por meio do esporte, valores e ensinamentos inerentes à história palestrina, entre eles a união e a lealdade. Os alunos serão auxiliados no desenvolvimento de suas potencialidades e, simultaneamente, preparados para uma vida repleta de desafios, inclusive com aulas de inglês, um diferencial do projeto. O programa tem o apoio de Adidas, Crefisa e Faculdade das Américas (FAM).

“Não ensinaremos somente futebol, ensinaremos inglês também, este é o grande diferencial que os alunos terão. Enquanto estiverem aqui praticando atividade esportiva, eles também praticarão a habilidade de falar o segundo idioma. Hoje em dia é fundamental o jovem ter o domínio da segunda língua, e nós conseguiremos unir essas duas coisas, o que valoriza o projeto. Hoje é um dia muito importante para todos nós”, reforçou o empresário Carlos Wizard.

Primeira unidade

Nomeada como “unidade Panamby”, a primeira escola da rede passou por uma cuidadosa reforma durante cerca de cinco meses. Os dois campos de futebol soçaite receberam grama artificial certificada pela Fifa e os alambrados foram trocados. Toda decoração remete ao Palmeiras, passando pelo escritório onde funciona a gerência até os dois vestiários (masculino e feminino). Em um dos espaços de convivência, uma linha do tempo conta a história dos títulos mais importantes conquistados pelo Alviverde.

Além disso, o local conta com churrasqueira, lanchonete, salão de festas, amplo estacionamento e wifi gratuito, além de uma área de bem-estar onde os adultos podem praticar pilates enquanto as crianças treinam. Os professores de futebol são bilíngues e aplicam as aulas em inglês, de forma lúdica, com o intuito de conscientizar os meninos e meninas sobre a necessidade de aprender um segundo idioma.

O espaço está apto a receber cerca de 1 mil alunos, de 4 a 17 anos. As turmas são divididas por faixa etária. Sócio-torcedor Avanti ganha desconto de 20% sobre o valor da matrícula.

Duas novas unidades têm inauguração prevista para este segundo semestre. Uma delas será no Butantã, bairro da Zona Oeste de São Paulo; a outra, na cidade de Maringá, a terceira maior do Paraná, estado onde há grandes concentrações de palmeirenses. Segundo a ProSports, até dezembro de 2018, o Verdão terá, pelo menos, dez escolas oficiais espalhadas pelo Brasil. O planejamento a médio prazo, porém, é alçar voos ainda mais altos.

Integração com categorias de base

O projeto está integrado ao departamento de captação do Centro de Formação de Atletas do Palmeiras, responsável por formar o atacante Gabriel Jesus, entre outros jogadores. A metodologia de treinamento foi concebida a partir do Caderno de Orientações da Base, com a colaboração de diferentes áreas, como o departamento de futebol profissional. O documento estabelece conceitos teóricos e práticos a serem seguidos pelos professores das Academias.

O trabalho executado em conjunto oferece ao clube mais um caminho para atrair talentos. Os alunos das escolas oficiais disputarão torneios no centro de treinamento da base, em Guarulhos (SP), onde serão avaliados por observadores técnicos e poderão ser captados pelo Verdão.

Outras redes parceiras do Verdão

O projeto da Academia de Futebol Palmeiras segue o mesmo formato de outras duas redes parceiras do Verdão. A Academia Store, rede de lojas oficiais do clube administrada pela Meltex Franchising, conta com mais de 30 estabelecimentos e se tornou sucesso entre os torcedores nos últimos anos, com produtos fabricados pela Adidas e pela própria Meltex. Já a Cantina Palestra, restaurante alviverde controlado pela SportFood, possui duas unidades: a principal, que fica localizada na Avenida Francisco Matarazzo (bem em frente ao Allianz Parque), e outra express, inaugurada recentemente na Zona Sul de São Paulo.

Mais lidas nesse momento