Coreias chegam a acordo para formar o primeiro time unificado da história

Delegações dos dois países entrarão sob a bandeira a unificado durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de PyeongChang e, pela primeira vez, time de hóquei feminino será unificado

As Coreias do Norte e do Sul chegaram a um acordo para a formação do primeiro time unificado entre os países na história dos Jogos Olímpicos, em PyeongChang, na Coreia do Sul, no hóquei no gelo feminino. Além disso, as delegações desfilarão unidas na abertura das Olimpíadas de Inverno, em fevereiro deste ano.

A medida ainda depende de aprovação do Comitê Olimpico Internacional (COI). Os representantes vão fazer consulta com o órgão nos próximos dias. A reunião entre as delegações aconteceu no vilarejo de Panmunjom, próximo à zona neutra da fronteira entre os dois países onde tradicionalmente são feitas as dicussões políticas entre os governos.

Delegação unificada das Coreias do Norte e Sul nas Olimpíadas de Atenas, em 2004 (Foto: Divulgação/Stuart Franklin/Getty Images)
Delegação unificada das Coreias do Norte e Sul nas Olimpíadas de Atenas, em 2004 (Foto: Divulgação/Stuart Franklin/Getty Images)

A formação do time gerou polêmica na Coreia do Sul. Segundo a Reuters, as atletas da seleção sul-coreana de hóquei no gelo se mostraram "revoltadas" com a ideia. Em pesquisa realizada por uma rede de TV do país, mais de 70% das pessoas que votaram se mostraram contrárias à formação de um time. Essa será a terceira vez que as delegações entram unidas em cerimônias de abertura de Jogos Olímpicos. O fato já aconteceu em Sydney, em 2000, em Atenas, em 2004, e nos jogos de inverno de Turim, em 2006.

 

Mais lidas nesse momento