Há 71 anos: J. Robinson se torna o 1º negro a jogar beisebol nos EUA

Brooklyn Dodgers enfrentou preconceito para bancar entrada de atleta em campo

O beisebol era um esporte de brancos até 15 de abril de 1947. Neste dia, cerca de 80 anos após o início das competições do esporte nos Estados Unidos, Jackie Robinson se tornou o primeiro negro a disputar uma partida na liga oficial.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

De lá pra cá, o dia 15 de abril se tornou o dia em que a segregação começou a ser colocada de lado no 'jogo da bola', como chamam os americanos.

No início, a aceitação não foi fácil. O Brooklyn Dodgers (hoje Los Angeles Dodgers), time nova-iorquino que acolheu o jogador, foi muito rechaçado por racistas que dominavam a liga. Mas a história já estava escrita.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

E para comemorar oficialmente esse dia 15 de abril, foi criado em 2004 o Jackie Robinson Day. Hoje, os jogadores entram em campo com a camisa 42, usada por Robinson ao longo de sua vitoriosa carreira, e celebram sua força e coragem para prosperar no beisebol, mesmo diante de todas as circunstâncias causadas por país dividido e onde os negros eram  deixados à margem.

Robinson, em 1955, conquistou seu primeiro título da MLB. Em 1962, eleentrou para o Hall da Fama do beisebol. Aos 53 anos, em 1972, Jackie morreu após um ataque cardíaco. Com status de horói, o primeiro negro a entrar num "ball field" para jogar oficialmente escreveu seu nome na história para sempre.

Mais lidas nesse momento