Fifa bane árbitro ganês por manipulação de resultado em jogo das eliminatórias

Joseph Odartei Lamptey foi considerado culpado de influenciar ilegalmente no resultado de África do Sul x Senegal e não pode mais trabalhar com qualquer atividade ligada ao futebol para o resto da vida

A partida foi disputada no dia 12 de novembro de 2016, na África do Sul, com a equipe da casa vencendo por 2 a 1. O primeiro gol sul-africano saiu aos 43 do primeiro tempo, com Hlatshwayo, em pênalti inexistente após o árbitro marcar toque de mão em uma bola que bateu na perna de um senegalês. Serero ampliou três minutos depois após cobrança rápida de falta, e N’Doye descontou aos 30 do segundo tempo.


O árbitro David Lionheart Nii Lartey Laryea, também de Gana, também vinha sendo investigado, mas teve as acusações contra ele rejeitadas.


Confira o comunicado da Fifa na íntegra:


O Comitê Disciplinar da Fifa decidiu banir o árbitro ganês Joseph Odartei Lamptey de participar de qualquer tipo de atividade relacionada ao futebol (administrativa, esportiva ou qualquer outra) a nível nacional e internacional.


O juiz foi considerado culpado de violar o artigo 69 parágrafo 1 (influência ilegal em resultados de jogo) do Código Disciplinar da Fifa durante o jogo das eliminatórias africanas para a Copa do Mundo de entre África do Sul e Senegal, no dia 12 de novembro de 2016.
Por outro lado, todas as acusações contra o juiz ganês David Lionheart Nii Lartey Laryea, cujo comportamento também tinha sido alvo de investigações, foram rejeitadas pelo Comitê Disciplinar da Fifa.
 
Informações adicionais sobre o jogo entre África do Sul e Senegal serão fornecidas quando uma decisão se tornar final e compulsória.


A Fifa segue uma política de tolerância zero na manipulação de resultados e está empenhada em proteger a integridade do futebol. Como resultado, a Fifa continuará com seus esforços contínuos para combater a manipulação de resultados através de uma diversidade de iniciativas, que incluem o monitoramento de apostas internacionais e um sistema de relatórios confidenciais.

Mais lidas nesse momento