Homepage
RSS
Twitter

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca
publicidade

Ranking das torcidas: Fla se mantém no topo, e Corinthians segue na cola

27/08/2014 • 15:27
Pesquisa realizada pelo Ibope em parceria com o jornal Lance! constatou que o Flamengo segue sendo o clube com o maior número de torcedores no Brasil. Em relação ao levantamento anterior, de 2010, o Rubro-Negro oscilou para baixo dentro da margem de erro de um ponto percentual, enquanto o Corinthians cresceu 0,2 ponto. Nos últimos quatro anos, a diferença baixou de 3,8 para 2,6 pontos percentuais - há dez anos, era de 4,9 pontos. O São Paulo manteve o terceiro lugar no ranking, com 6,8% de participação, mas teve queda de 1,9 ponto percentual, a maior entre todos os 18 clubes citados pela pesquisa.

MONTAGEM - Torcidas flamengo e Corinthians (Foto: Agência Getty Images)

Cabe registrar que, da pesquisa de 2010 para a atual, nenhum clube oscilou acima da margem de erro. Segundo o levantamento, o Flamengo tem o maior número de torcedores no Brasil, com 16,2% de preferência, o que equivaleria a 32,5 milhões de rubro-negros, isso com base na estimativa do IBGE de 2013. O clube, porém, teve queda de 1 ponto percentual em relação à pesquisa de 2010. O Corinthians cresceu 0,2 ponto percentual, atingindo 13,6% e 25,9 milhões de torcedores.

Dos cinco primeiros colocados, o Corinthians foi o único a ter alta desde a última pesquisa, em 2010, ainda que dentro da margem de erro. Vale lembrar que, no meio do caminho entre o último levantamento e o atual, a equipe conquistou a Libertadores e o Mundial em 2012.

O Palmeiras manteve a quarta colocação com 5,3% de participação mesmo atingindo queda de 0,7 ponto percentual. O Vasco fecha o grupo dos cinco primeiros colocados com 3,6% e baixa de 0,5 ponto.

Um dos destaques do levantamento é o Atlético-MG, que subiu 0,9 ponto, atingiu participação de 3,5% e pulou da nona para a sexta posição no ranking. Com isso, o campeão da Libertadores de 2013 ultrapassou o arquirrival Cruzeiro, que se mantém em sétimo lugar com 3,1% do total das torcidas.

O Grêmio perdeu duas posições na lista, caindo para o oitavo lugar, com 3%. Ainda assim se manteve à frente do Internacional, que vem em nono com 2,8%. O Fluminense, com 1,8%, subiu três posições e agora está em 11º. Quem também teve boa subida foi o Atlético-PR, com 1,2% de participação e um salto de 19º para 15º.

A pesquisa foi realizada em todos os estados brasileiros, entrevistando 7.005 pessoas. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos. O levantamento é feito desde 1998 e está na quinta edição.

Fla lidera com jovens; Timão entre os mais ricos
A pesquisa mostra também a força rubro-negra entre os mais jovens. O Flamengo lidera, com folgas, a torcida entre os torcedores de 10 a 15 anos, com 22,3% da preferência. O Corinthians, em segundo lugar, tem 16,9%. Quem em sete anos mais cresceu na faixa foi o Botafogo, saindo de 0,4% para 2,2%.

O Timão, em compensação, pode se gabar de liderar entre os mais ricos. A pesquisa o coloca na liderança entre os torcedores que ganham mais de 10 salários mínimos, com 17,6% da preferência. O Flamengo cai para segundo nesse quesito, com 10,9% dos torcedores. A situação se inverte entre quem ganha até um salário mínimo. Nessa faixa, o Rubro-Negro carioca fica na ponta, com 20,8%, contra 10% do Corinthians.

Flu entre os mais escolarizados
O Fluminense, 11º no ranking das maiores torcidas, é quem tem o maior índice de escolaridade entre seus torcedores. De acordo com a pesquisa, 22,3% dos tricolores têm ensino superior completo. Seus rivais Botafogo, Flamengo e Vasco estão apenas em 12º, 13º e 14º lugares, respectivamente. O Palmeiras é o segundo no quesito, com 17,9% tendo completado o ensino superior. Em números absolutos, porém, o Flamengo é novamente o primeiro, seguido por Corinthians, São Paulo e Palmeiras.

Globoesporte.com
  • Comentários

  • Facebook

COMENTE

Seja o primeiro a comentar

Últimas Notícias
próximo anterior veja mais notícias
COMPARTILHE COM AMIGOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Os comentários feitos por leitores são de inteira responsabilidade de seus autores.
O Portal AZ não responde pelo conteúdo postado nesse espaço.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2014