RSS
Twitter
WhatsApp do Portal AZ86 9981.8563

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca
publicidade

Roberto Carlos anuncia aposentadoria e quer despedida contra o Real Madrid

01/08/2012 • 16:26
O pentacampeão Roberto Carlos anunciou nesta quarta-feira seu adeus definitivo dos gramados. O lateral, que estava desde 2011 no Anzhi, confirmou a aposentadoria durante uma coletiva de imprensa da equipe russa.

Roberto Carlos jogador do Anzhi (Foto: Ag. Estado)

Considerado um dos melhores laterais-esquerdos da história do futebol, o brasileiro havia pendurado provisoriamente as chuteiras na temporada passada, mas havia acenado com a possibilidade de retornar aos campos no fim de 2012 ou em 2013. Nos últimos tempos, ele atuava no Anzhi como assistente do técnico holandês Guus Hiddink.

No papo com os jornalistas, Roberto Carlos, de 39 anos, revelou que deseja fazer a partida de despedida contra o Real Madrid, clube onde atuou por 11 temporadas.

- Já iniciei as conversas para a disputa da partida (de despedida) entre Real e Anzhí - afirmou Roberto Carlos.

Nova função no Anzhi
Fabiano Farah, empresário de Roberto Carlos, explicou que a decisão já estava sendo pensada há um bom tempo e que, a partir de agora, o ex-jogador é o novo diretor de futebol do clube. O pentacampeão assinou, inclusive, contrato para este cargo no início da semana.

- Roberto Carlos vai exercer a função de team manager. Acerto um compromisso de longo prazo, baseado em um espírito vitalício de relacionamento entre ele, o Anzhi e o Suleiman Kerimov, dono do clube – contou Farah.

Sobre a partida de despedida, o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, já deu seu aval e só aguarda uma brecha no calendário do clube espanhol e do próprio Anzhi para anunciar a data. Um jogo do adeus com a camisa da seleção brasileira também está sendo estudado.

O técnico Guus Hiddink, que pediu para Roberto Carlos seguir trabalhando ao seu lado mesmo como diretor, falou sobre o fim da carreira do lateral.

- Devemos entender que a carreira de um jogador deve terminar em algum momento. Roberto Carlos inicia uma nova etapa tanto em sua vida como no clube. Tenho certeza que ele vai contribuir não só para o crescimento do clube como também para todo o futebol russo - declarou Hiddink.

Carreira recheada de títulos
Natural de Garça, no interior de São Paulo, Roberto Carlos iniciou a carreira no União São João em 1990. Em 1993 foi para o Palmeiras, onde se sagrou bicampeão brasileiro (93/94). Em 1995 foi para o Inter de Milão. Entretanto, não brilhou na equipe italiana, e, um ano depois, acabou se transferindo para o Real Madrid.

No clube espanhol atuou por 11 temporadas e virou ídolo da torcida, conquistando três Ligas dos Campeões e dois títulos mundiais, entre outros canecos. Deixou Madri em junho de 2007 para defender o Fenerbahçe e ficou na Turquia até o fim de 2009, quando rumou para o Corinthians. No clube paulista, não conquistou títulos e acabou deixando a equipe em baixa após a eliminação na pré-Libertadores de 2011.

Em 12 de fevereiro do ano passado, assinou com o Anzhi, que começava a investir pesado na contratação de estrelas graças ao bilionário Suleimai Kerimov, que comprou o clube. Em pouco tempo no Daguestão, Roberto Carlos se tornou o jogador favorito da torcida e foi nomeado capitão do Anzhí, que se classificou pela primera vez para as competições europeias na última temporada. Nesta quinta-feira, a equipe do Daguestão encara o Vitesse, da Holanda, pela terceira fase pré-eliminatória da Liga Europa.

Seleção brasileira
Pela seleção brasileira, Roberto Carlos disputou 125 partidas e anotou 11 gols. Disputou três Copas do Mundo (1998, 2002 e 2006), todas como titulares, e foi uma das peças fundamentais na conquista do penta no Japão e Coreia do Sul em 2002. Mas, quatro anos depois, na Alemanha, foi apontado como um dos vilões na eliminação diante da França nas quartas de final.

Roberto Carlos também participou dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, no qual o Brasil ficou com a medalha de bronze.

Fonte: GLOBOESPORTE.COM
  • Comentários

  • Facebook

COMENTE

Seja o primeiro a comentar

Últimas Notícias
próximo anterior veja mais notícias
COMPARTILHE COM AMIGOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Os comentários feitos por leitores são de inteira responsabilidade de seus autores.
O Portal AZ não responde pelo conteúdo postado nesse espaço.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2014