Aprenda a fazer Empadão de Frango

Rende 12 porções

Ingredientes - Massa

3 1/3 xícaras (chá) de farinha de trigo (500 g)
1 1/2 xícara (chá) de margarina (300 g)
2 gemas (para pincelar)

Modo de Preparo - Massa
Numa tigela, misture com as mãos 3 1/3 xícaras (chá) de farinha de trigo e 1 ½ xícara (chá) de margarina até ficar uma massa homogênea.

Em seguida. divida a massa em duas porções. Coloque uma porção entre 2 sacos plásticos e abra com auxílio de um rolo até ficar bem fina. Repita o processo com a outra metade da massa e reserve as duas massas abertas.

Foto: Gshow
Foto: Gshow

Ingredientes - Recheio

1kg de peito frango (cortado ao meio sem pele e sem osso)
Vinagre branco a gosto
1 cebola ralada fino (120 g)
2 dentes de alho (espremidos)
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
2 colheres (sopa) de vinagre branco
3 colheres (sopa) de óleo
100ml de molho de tomate (90 g)
1 xícara (chá) de água (240 ml)
1 cenoura média (ralada fino (150 g))
1/2 xícara (chá) de azeitona verde fatiada em rodelas (60 g)
1 xícara (chá) de milho verde (200 g)
1 xícara (chá) de requeijão
Salsinha e cebolinha picadas a gosto

Modo de Preparo - Recheio

Numa tigela, coloque 1 kg de peito frango cortado ao meio sem pele e sem osso, vinagre branco a gosto e deixe por 5 minutos. Depois, lave o peito de frango em água corrente, escorra toda a água e coloque o peito de frango em uma tigela. Adicione 1 cebola ralada fino, 2 dentes de alho espremidos, sal e pimenta-do-reino moída a gosto e 2 colheres (sopa) de vinagre branco. Misture bem e deixe marinando por 30 minutos.

Numa panela de pressão em fogo médio, aqueça 3 colheres (sopa) de óleo, coloque o peito de frango temperado junto com a marinada e refogue por +/- 2 minutos. Acrescente 100 ml de molho de tomate, mexa e despeje 1 xícara (chá) de água. Tampe a panela e após pegar pressão cozinhe por +/- 15 minutos. Apague o fogo, retire a pressão e a tampa.

Desfie o frango com uma colher de pau, ainda na panela, junte 1 cenoura ralada fino, ½ xícara (chá) de azeitona verde fatiada em rodelas, 1 xícara (chá) de milho verde, 1 xícara (chá) de requeijão, salsinha e cebolinha picadas a gosto, misture bem, deixe esfriar e reserve.

Modo de Preparo - Montagem

Forre o fundo e as laterais de um refratário retangular (30 cm X 18 cm e 5 cm de altura) com uma porção de massa, recheie, cubra com a outra massa, aperte as bordas, retire os excessos de massa com uma faca e pincele 2 gemas. Leve ao forno preaquecido a 180° C por 45 minutos ou até dourar. Retire do forno, deixe amornar e sirva.