Oscar Niemeyer segue internado no Rio sem previsão de alta

O arquiteto Oscar Niemeyer em seu aniversário de 100 anos, em
2007
O arquiteto Oscar Niemeyer
em seu aniversário de 100 anos, em 2007
(Foto: Marcia Foletto/Ag. O Globo)


O arquiteto Oscar Niemeyer, de 102 anos, segue internado sem previsão de alta. O Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, informou na noite desta quinta-feira (29), que Niemeyer se recupera bem de uma infecção urinária.

Segundo o hospital, o arquiteto permanece estável, lúcido e não tem necessidade de auxílio para respirar. Ele está sendo tratado com antibióticos venosos.

O arquiteto já ficou internado por 24 dias nesse mesmo hospital, em setembro e outubro de 2009, após dores abdominais. Ele chegou a passar por uma cirurgia para retirar um tumor no intestino grosso, uma semana depois de ter sido operado para a retirada de um cálculo na vesícula.

Por causa da internação de Niemeyer, o lançamento da revista Nosso Caminho, em comemoração aos 50 anos de Brasília, foi cancelado. O lançamento aconteceria na segunda-feira (26), na Avenida Atlântica, em Copacabana, na Zona Sul.

Histórico médico
No dia 11 de junho de 2009, o arquiteto foi internado no hospital Cardiotrauma de Ipanema, também na Zona Sul, queixando-se de dores lombares. Ele passou por uma bateria de exames e recebeu alta médica algumas horas depois. Na ocasião, exames de sangue e uma tomografia indicaram que Niemeyer estava apenas com uma lombalgia.

Em 2006, o arquiteto chegou a ficar 11 dias internado, após sofrer uma queda e passar por uma cirurgia.

Mais lidas nesse momento