Conselho se manifesta sobre foco de peste suína no Piauí e ressalta descaso nos órgãos agropecuários

Ministério da Agricultura confirmou foco de peste suína em Lagoa do Piauí

Por Adriana Oliveira,

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Piauí (CRMV-PI) afirma que a peste suína não traz riscos a saúde humana, mas desencadeia uma seria crise financeira ao comércio de suinocultura, atingindo a economia do Estado e até do país. 

Em nota divulgada nesta segunda-feira (08), o Conselho afirma apoiar os produtores de suínos do Estado e diz somar esforços junto a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) e a Superintendência do Ministério da Agricultura no Piauí no combate ao foco de peste suína clássica detectada no município de Lagoa do Piauí. 

(Foto: reprodução)

O CRMV chama a atenção para a importância dos serviços de sanidade animal que representa o tripé fundamental para a saúde humana. “ O momento é de união para que o combate à doença seja feito de forma eficaz, no entanto, não podemos deixar de refletir sobre o descaso que vem assolando os órgãos agropecuários no Piauí e no Brasil”, diz trecho da publicação. 

A instituição divulgou a nota depois que o Departamento de Saúde Animal, do Ministério da Agricultura, em Brasília, confirmou um foco de peste suína clássica (PSC) no município de Lagoa do Piauí. O documento é assinado pelo diretor do próprio departamento, Geraldo Marcos de Moraes e por Márcia Leticia Parreira Mourão, com data de 05 de abril deste ano. 

Diz o documento: “Comunicamos a confirmação, nesta data, de um foco de peste suína clássica (PSC) no Município de Lagoa do Piauí, Estado do Piauí, destacado na Figura abaixo, fora da zona livre de PSC no país. A investigação realizada pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí – ADAPI, como parte do sistema de vigilância das doenças hemorrágicas dos suínos, em uma propriedade de criação extensiva de 13 suínos, identificou a ocorrência de mortalidade de 7 leitões menores de três meses de idade e a presença de animais com sinais de fraqueza, febre alta e paresia de membros posteriores. Um animal foi eutanasiado para necropsia e colheita de amostras, cujos testes laboratoriais executados no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, em Minas Gerais, identificaram a presença de anticorpos pelo teste ELISA e a presença do agente da Peste Suína Clássica (PSC) pela detecção do ácido nucleico em prova de RT PCR em tempo real. Outras análises laboratoriais e investigações clínico-epidemiológicas estão em andamento na região, e medidas para eliminação do foco serão aplicadas. Destacamos que desde outubro de 2018, houve a confirmação de 44 focos PSC no Brasil, localizados no Estado do Ceará, também fora da zona livre de PSC no país.”

Confira a nota divulgada pelo CRMV:

Matérias relacionadas: 

Adapi toma medidas para erradicar peste suína no Piauí

Ministério confirma foco de peste suína em fazenda no interior do Piauí

Comente

Pequisar