Hoje é o Dia do Radioamador Brasileiro. Parabéns aos "macanudos"

Viva o dia do radioamador !Hoje, 5 de novembro, é comemorado o Dia do Radioamador Brasileiro. O serviço de Radioamador atualmente está regulamentado por uma portaria do Ministério das Comunicações, e tem por objetivo a comunicação destinado ao conhecimento próprio, a investigação técnica, levado a efeito por amadores devidamente autorizados, interessados na rádio-técnica, a título pessoal e que não visam objetivo pecuniário ou comercial. 

Dia 5 de novembro é dia de festa para a classe. Até o ano de 1978 era comemorado no dia 22 de outubro em virtude de que nesta data em 1934 era realizada a sessão da Assembléia Geral dos Radioamadores Paulistas e Cariocas fundindo as duas entidades em uma só, a Liga de Radioamadores Brasileiros (LABRE). 

Em outubro de 1978, foi apresentado ao Conselho Federal da Liga de Amadores Brasileiros um meticuloso trabalho de pesquisa e que, depois de ter sido analisado a fundo foi aprovado por unanimidade, tomando o dia 5 de novembro o Dia do Radioamador brasileiro em razão de neste dia em 1924, o Diário Oficial da União ter publicado o Decreto nº 17.657, regulamentando as estações de radioamadores existentes no Brasil, e até então consideradas como clandestinas. 

O referido Decreto foi baixado em resposta feita em 1923 pela Academia Brasileira de Ciências, ter reconhecido a existência do Radioamador no Brasil, tirando-o da clandestinidade. 

Os Radioamadores brasileiros tem como patrono o padre Roberto Landell de Moura, um brasileiro que nos meios de telecomunicações não feita a merecida divulgação, e que por isso, poucos sabem quase nada sobre este gênio e inventor do rádio.

Parabéns Radioamadores!

Dedicado a todos radioamadores do Piauí, do Brasil e do mundo.

Eric Costa - Radioamador de indicativo de chamada - PS8 E.D.C.

Mais lidas nesse momento