RSS
Twitter
WhatsApp do Portal AZ86 9981.8563

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca
publicidade

Mercado Abasto: uma atração a parte em Santa Cruz de la Sierra na Bolívia

09/03/2010 • 08:20

Não existe lugar que revele mais os costumes e as tradições de um povo que o mercado público. No mundo inteiro, os mercados chamam a atenção pelo exotismo e diiversidade de productos. Na Bolívia, mais precisamente na cidade de Santa Cruz de la Sierra, o Mercado Abasto é um programa a parte. 


O Mercado Abasto é um centro de compras e culturas de Santa Cruz de la Sierra

Nessa nossa incursão pelo Mercado Abasto contamos mais uma vez com a colaboração do comandante Genário Lins. “Sempre fui fã de mercados públicos, principalmente quando chego em uma nova cidade. No caso de Santa Cruz de la Sierra não foi diferente. Até porque o Mercado Abasto foi o primeiro que conheci aquí”, declara o viajado comandante. 


Comandante Genário Lins é nosso guia nessa incursão pelo interior da Bolívia

A cidade de Santa Cruz é dividida em anéis e o Mercado Abasto está localizado no “tercero anillo” como se diz por lá. Fica próximo a bairros populares. 

Mais de 10.000 pessoas cruzam o mercado todos os dias. No Abasto vende-se, compraa-se e negocia-se de toda forma. Muitas mercadorías vêm de longe. 


Frutas e verduras frescas dão um colorido especial ao Abasto

“As frutas chegam da zona de Chapare no trópico cochabambino, as verduras dos vales Los Negros e Mairana”, explica Genário Lins. 

Como todo mercado pelo mundo a fora, o Abasto é um misto de confusão, barulho, corre-corre. Cenas típicas de mercado público. Esse em especial tem um certo encanto com diversos aromas no ar. “O cheiro das frutas, pimentas, cereais típicos do altiplano fazem deste mercado um ambiente único”, diz o nosso guia nessa viagem boliviana. 


Em espanhol é assim mesmo, Carnicería, ou seja, Casa de venda de carne

O Abasto tem uma certa organização diante da aparente confusão. Existe uma cooperativa para adiministrar cada setor: carnes, batatas (são mais de 50 tipos) queijos, cereias e restaurantes. Cada setor tem em média 40 sócios e supervisores de qualidade.
 
“Este mercado é um mundo. Assim me falou um rapaz que transporta compras para terceiros em seu carrinho de mão, carretilleros. São mais de 4 mil. E muito bem organizados com associações. Pode ser meio dia ou meia noite, o mercado não para nunca. 


O cerdro, o porco, faz parte da dieta e da culinária boliviana

“Na realidade, o local de um mercado se configura como ponto de encontro no centro das ciudades. E o Abasto se enquadra bem nesse perfil. Confesso que me sinto a vontade neste espaços coloridos e me divirto muito com as pessoas que ali trabalham e fazem seus negócios de forma profissional”, assevera. 


Mercado Abasto stetor de frutas

E essa foi mais uma parada do nosso giro pela América Latina na companhia do comandante Genário Lins, um cidadão do mundo. Qual nossa próxima parada. Bom, vai depender do “plano de vôo” do comandante. 

Até a próxima parada…

  • Comentários

  • Facebook

COMENTE

Seja o primeiro a comentar

Últimas Notícias
próximo anterior veja mais notícias
COMPARTILHE COM AMIGOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Os comentários feitos por leitores são de inteira responsabilidade de seus autores.
O Portal AZ não responde pelo conteúdo postado nesse espaço.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2014