Treinamento agiliza distribuição de suplementos e medicamentos

Para melhor execução de programas desenvolvidos pela Prefeitura de Teresina na área da saúde da mulher, saúde mental e nutrição, principalmente no que se refere à provisão e distribuição de medicamentos e suplementos nutricionais, funcionários de farmácias, farmacêuticos e administradores das unidades de saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS) participaram de treinamento promovido pela instituição. Realizado durante toda esta semana, no auditório da FMS, o evento reuniu mais de 140 servidores do município.

Segundo a responsável pelos programas de nutriçãi da FMS, Edna Lima, é Preciso melhorar, os resultados dos programas de promoção, prevenção e tratamento da saúde e demais serviços realizados pela FMS nas comunidades atendidas pela Estratégia Saúde da Família. “Esse um dos objetivos do treinamento, que teve participação importante do Serviço de Assistência Farmacêutica do município no sentido de melhor orientar administradores das unidades de saúde, farmacêuticos e funcionários que atendem nas farmácias instaladas nesses postos”, explica.

Segundo ela, programas como o Saúde de Ferro precisam de indicativos mais satisfatórios e um dos obstáculos pode ser a questão de provimento desse suplemento nas farmácias das unidades de saúde. “Havia certo impasse nesse sentido; os pedidos desses suplementos eram abaixo do esperado e decidimos então fazer esse treinamento, ensinando os procedimentos que devem ser adotados para que tanto os suplementos como os medicamentos de um modo geral, de responsabilidade da gestão municipal, não faltem nessas farmácias”, acrescenta a nutricionista.

De acordo com Edna o objetivo final é assegurar a qualidade e a eficácia desses programas destinados à promoção da saúde da população de Teresina. Ela afirma ainda que a participação desse público-alvo surpreendeu pelo interesse de cada um e acredita que, a partir de agora, os indicativos de execução de programas realizados pelas unidades básicas de saúde sofrerão alteração positiva, alcançando níveis mais elevados das metas exigidas pela FMS e pelo Ministério da Saúde.

Durante o treinamento, os participantes aprenderam sobre organização da solicitação para provisão de medicamentos destinados à saúde da mulher, saúde mental hiperdia (para acompanhamento de hipertensos e diabéticos) e suplementação do ferro e vitamina A para crianças, gestantes e puérperas, dentre outros.

Mais lidas nesse momento