RSS
Twitter
WhatsApp do Portal AZ86 9981.8563

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca
publicidade

MP toma medidas para preservação de fazenda arqueológica em Aroazes

13/07/2010 • 14:27
A partir de denúncia formalizada pela Fundação Velho Monge, o Ministério Público instaurou procedimento prévio investigatório para apurar a degradação da fazenda Serra Negra, que fina no município de Aroazes do Piauí (a 236 km de Teresina), que havia sido tombada em março de 2006.

O imóvel abriga sítios arqueológicos que remetem aos processos de colonização, povoamento e independência do Piauí. Serra Negra foi a mais fértil das fazendas de gado numa época em que a pecuária extensiva era a principal atividade econômica do estado. Boa parte das construções resiste à ação do tempo. Os paredões de pedra exibem marcas de civilizações extintas. A Pedra de Santo Antônio e o Sítio Arqueológico Letreiro da Pedra Furada também contribuem para confirmar o inestimável valor histórico do bem. O local ainda é dotado de uma exuberante beleza natural.


Diante da denúncia de degradação, o Ministério Público do Piauí realizou uma audiência para que as entidades públicas e privadas envolvidas tomem providências no sentido de desenvolver projetos de restauração e de preservação contínua para a fazenda, dada a sua importância histórica e cultural. Uma equipe técnica formada por profissionais especializados deverá acompanhar agora todo o processo.


Participaram da audiência as Promotoras de Justiça Denise Costa Aguiar (coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente - CAOMA) e Luana Azerêdo Alves com representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), da Fundação Cultural do Piauí (FUNDAC), da Fundação Velho Monge, do Conselho Estadual de Cultura, da Secretaria de Turismo, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA), da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do grupo responsável pela manutenção da Fazenda Serra Negra.
  • Comentários

  • Facebook

COMENTE

Seja o primeiro a comentar

Últimas Notícias
próximo anterior veja mais notícias
COMPARTILHE COM AMIGOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Os comentários feitos por leitores são de inteira responsabilidade de seus autores.
O Portal AZ não responde pelo conteúdo postado nesse espaço.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2014