Inpe registra mais de mil focos de incêndios em agosto no Piauí

A cidade de Pimenteiras é que apresenta pior situação: 52 registros até ontem

Por Wanderson Camêlo,

Só neste mês, do dia 1° até este domingo (25), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 1.432 focos de queimada no estado do Piauí. O destaque negativo é para o município de Pimenteiras, a 266 km de Teresina.

Sede do INPE, em São José dos Campos, São Paulo (Foto: Wilson Araújo/G1)

A cidade, segundo o Inpe, foi a quarta – em âmbito nacional, com maior número de focos acumulados de queimada ontem: 52. Antes aparecem: Porto Murtinho (126), Corumbá (91) – ambas no Mato Grosso do Sul e depois Porto Velho (64), situado no estado de Rondônia.

O ranking mostra as 10 cidades brasileiras com mais focos de incêndio até ontem (Foto: INPE)

Os dados constam em levantamento diário feito pelo instituto através do Programa Queimadas. O relatório também mostra que, de janeiro até ontem, o acumulado é de 2.261 incêndio em vegetação no estado do Piauí.

Os números constam em monitoramento diário feito pelo INPE (Foto: INPE)

Piora

Ainda de acordo com o levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a situação só deve piorar em várias unidades federativas, incluindo o Piauí. O estado está dentro da área crítica no mapa de risco de fogo previsto para hoje e amanhã.

Já o mapa de precipitação acumulada mostra que não há previsão de chuva para a maioria das cidades piauienses entre esta segunda e terça-feira.

Julho

O Corpo de Bombeiros registrou 609 casos de incêndios até julho deste ano no Piauí. Segundo dados da corporação, a tendência é que o número de incêndios no estado, em 2019, ultrapasse as ocorrências registradas em 2018. 

Incêndio de grandes proporções atingiu matagal em Pio IX no Piauí (Foto: divulgação / Corpo de Bombeiros de Picos)

O Portal AZ apurou que até julho de 2018 foram registrados 54 ocorrências de incêndio em vegetação. Em julho deste ano, o Corpo de Bombeiros do Piauí já registrou 165 ocorrências do mesmo tipo. 

Matéria relacionada:

Piauí registra mais de 600 focos de incêndio em sete meses, diz Corpo de Bombeiros

Comente

Pequisar