FMS desenvolve ações preventivas no período junino

Durante o período junino, a Coordenação de Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST/AIDS, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria coma FUNDAC, está realizando campanha de prevenção durante o XXXVI Encontro Nacional de Folguedos do Piauí.

Com tema “Fique Sabendo HIV e Hepatite B e C no Arraiá”, a Prefeitura de Teresina, pretende viabilizar uma aproximação entre as pessoas que encontram dificuldades de identificar e realizar tratamento de DST/HIV no serviço de saúde. A ação disponibiliza testes rápidos para diagnosticar HIV e Hepatite B e C. Os enfermeiros e técnicos da FMS, também orientarão as pessoas por meio de folhetos explicativos, insumos de prevenção, e serão exibidos vídeos com relatos de pessoas portadoras do HIV.

Segundo o coordenador de DST/Aids da FMS, Kledson Augusto Batista, o objetivo principal é desvincular do imaginário popular a imagem de que somente as pessoas que apresentam DST/AIDS são os grupos vulneráveis. Desta forma, o Encontro de Folguedos é um excelente espaço para realizar ações de prevenção, uma vez que visto que o evento reúne um grande montante de pessoas.

“É importante destacar que os esclarecimentos e orientações sobre as DSTs, AIDS e Hepatites Virais, devem acontecer no decorrer de todo ano, e não somente no período de carnaval ou em grandes eventos musicais. Isso faz com que a FMS busque parcerias para uma maior aproximação e conscientização das pessoas e, som isso, tende diminuir o estigma e o preconceito em relação às doenças.”, enfatiza o coordenador.

Fonte: Ascom FMS

Mais lidas nesse momento