RSS
Twitter
WhatsApp do Portal AZ86 9981.8563

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca
publicidade

Mais de 17 mil crianças ainda precisam ser imunizadas contra a pólio

26/06/2012 • 13:50
Em Teresina, um total de 17.057 crianças menores de cinco anos ainda precisa ser imunizado contra a poliomielite, segundo dados parciais da Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina, divulgados nesta terça-feira, 26. A cobertura vacinal já alcançou um índice de 72,82%, mas a meta é imunizar 62.750 ou atingir um percentual mínimo de 95% do público-alvo.

Amparo Salmito, gerente de epidemiologia da FMS, alerta para a importância de proteger as crianças contra a pólio, uma doença que, segundo ela, vem despertando grande preocupação devido ao alto poder de destruição do sistema nervoso das pessoas infectadas. “É uma doença altamente contagiosa, faz das crianças suas principais vítimas, incapacitando-as para o resto da vida, podendo evoluir, em muitos casos, para a morte”, frisa a gerente.

A poliomielite é uma doença infecciosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito, que se manifesta com infecções inaparentes ou assintomáticas. É transmitida, principalmente, por contato direto pessoa a pessoa, pelas vias fecal-oral, objetos, alimentos e água contaminados por fezes de doentes ou de portadores. Transmite-se também pela via oral-oral, por meio de gotículas de secreções ao falar, tossir ou espirrar.

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a pólio teve início dia 16 de junho e segue até o dia 6 de julho em todas as salas de vacina dos Hospitais e Unidades Básicas de Saúde do município. A FMS reitera que os Centros e Unidades de Saúde distribuídos em praticamente todos os bairros da cidade funcionam em horário comercial e disponibilizam a vacina para as crianças inseridas na faixa etária determinada pelo Ministério da Saúde.

Fonte: Ascom FMS
  • Comentários

  • Facebook

COMENTE

Seja o primeiro a comentar

Últimas Notícias
próximo anterior veja mais notícias
COMPARTILHE COM AMIGOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Os comentários feitos por leitores são de inteira responsabilidade de seus autores.
O Portal AZ não responde pelo conteúdo postado nesse espaço.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2014