RSS
Twitter
WhatsApp do Portal AZ86 9981.8563

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca
publicidade

Lojistas celebram o Dia do Comerciante e crescimento do setor varejista

16/07/2012 • 15:18
Celebrado hoje, 16 de julho, o Dia do Comerciante é uma data criada em 26 de outubro de 1953 pelo presidente do Senado Federal, João Café Filho. A data remete ao nascimento de José da Silva Lisboa, o Visconde de Cayru, um político baiano que se aliou a D. João VI na defesa da abertura dos portos brasileiros para o comércio com as nações amigas, em 1808. O período é de grande relevância se considerado o contexto econômico brasileiro e a importância do comerciante no desenvolvimento do país.

Atualmente, o país movimenta grandes recursos gerados a partir de atividades comerciais. Essas atividades se dividem em setores, que gerenciados de forma diferenciada e com focos que visam o incremento e estabilidade financeira do país, cada vez mais geram riqueza e prosperidade aos Estados da federação.

A atividade varejista, que merece destaque pelo constante crescimento no cenário econômico piauiense, tem se tornado gerador do maior número de empregos formais no país. O setor exibe especialmente nos últimos quatro anos, números expressivos de crescimento e consistentes indicadores de modernização.

Segundo o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Piauí- SINDILOJAS/PI, Luiz Antonio Veloso, “o Piauí oscila entre os Estados com forte expressão no quesito vendas do comércio varejista. É um setor que cresce cada vez mais e que auxilia bastante na geração de emprego e renda”, conta.

Os dados revelam a realidade otimista do comércio local. De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE de evolução do varejo brasileiro e regional, a variação percentual do varejo por estado no Piauí é superior a do país como um todo. De janeiro a agosto de 2010, no Brasil, os dados apontam 11,3%, enquanto o Piauí desponta com 13,5%.

Além do setor econômico e financeiro, o campo social também é privilegiado pelas ações realizadas pelo comércio, que através de iniciativas sustentáveis, de inclusão sócio-cultural, ou ainda de fomento ao atendimento das necessidades individuais de cada consumidor.



Ascom.
  • Comentários

  • Facebook

COMENTE

Seja o primeiro a comentar

Últimas Notícias
próximo anterior veja mais notícias
COMPARTILHE COM AMIGOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Os comentários feitos por leitores são de inteira responsabilidade de seus autores.
O Portal AZ não responde pelo conteúdo postado nesse espaço.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2014