RSS
Twitter
WhatsApp do Portal AZ86 9981.8563

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca
publicidade

Sanfona e arqueologia no Piauí

17/08/2012 • 18:50
O II Festival Nacional da Sanfona de São Raimundo Nonato (PI) vai agitar a cidade que é conhecida como a capital da arqueologia piauiense, entre os dias 24 e 26 deste mês.

Com apoio da Oi Futuro e desenvolvido pela Associação Para Uma Vida Presente, o evento terá uma programação vasta que engloba shows musicais, concurso de sanfoneiros, oficinas de rabeca, cordel, xilogravura, violão, acordeon, bonecos e exposição de livros de autores piauienses.

Nesta segunda edição, o festival se entrelaça nas comemorações do centenário de São Raimundo Nonato, como parte da programação oficial das homenagens à data.

“Essa participação só faz crescer ainda mais a nossa responsabilidade no fazer do festival. A escolha da pauta e o compromisso dos organizadores são pontos essenciais para garantirmos o sucesso do evento. E além do mais, os festejos dos 100 anos de emancipação afetarão diretamente em uma adesão maior do público presente. A nossa expectativa é que cresça cerca de 30% comparado com o de 2011, ano que o festival nasceu”, ressalta a coordenadora do evento, Samara Negreiros.

O concurso de Sanfoneiros tem destaque na programação. A organização quer dobrar o número de inscritos com relação a 2011 que contou com 15 candidatos. São Raimundo Nonato nunca mais foi o mesmo depois que o Festival Nacional da Sanfona aportou na cidade com o propósito de incrementar a oferta de eventos culturais.

A iniciativa fez ressurgir o encanto do som da sanfona. Velhos e novos sanfoneiros se unem e proporcionam um espetáculo único que valoriza o público que prestigia a cada etapa do encontro. No ano de estreia do festival a troca de experiência falou mais alto e deu um toque especial em cada apresentação. Os sanfoneiros ousam nos teclados de uma arte que resgata as melodias do sertão nordestino.

O Festival Nacional da Sanfona além de representar um novo marco na agenda cultural do município também interfere na sua economia, já que a cada ano cresce o número de visitantes. Em 2011 foi registrado 3 mil turistas. Para este ano, a estimativa é que chegue a 5 mil durante os dias do evento.

O brilho que o festival traz à São Raimundo Nonato é indiscutível. No entanto, o município, considerado museu do homem americano, tem atrativos ambientais que fazem a diferença. São Raimundo se orgulha em ter em suas terras o Parque Nacional da Serra da Capivara, área de maior concentração de sítios pré-históricos do continente americano que reúne peças arqueológicas e paleontológicas, painéis fotográficos e informações antropológicas. O museu a céu aberto é Patrimônio Cultural da Humanidade-UNESCO.

ASCOM
  • Comentários

  • Facebook

COMENTE

Seja o primeiro a comentar

Últimas Notícias
próximo anterior veja mais notícias
COMPARTILHE COM AMIGOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Os comentários feitos por leitores são de inteira responsabilidade de seus autores.
O Portal AZ não responde pelo conteúdo postado nesse espaço.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2014