Sala de cirurgia do HUT fica no escuro e médicos usam lanterna

Por Dulce Furtado

Falha técnica em um dos gerados do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) deixou uma das salas de cirurgia sem energia elétrica na noite desta segunda-feira (13). No momento do incidente, médicos realizavam um procedimento, e foi preciso utilizar luzes de celular para continuar os procedimentos.


Fotos tirada por um estudante de medicina e publicada no Facebook

O fato durou cerca de 1h, e a falha no equipamento foi ocasionada após queda de energia em parte da capital, durante a forte chuva que iniciou no final da tarde.

Segundo o HUT, quatro geradores estão locados no hospital, e apenas um deixou de funcionar, por conta de um curto circuito. A chave do equipamento, que liberaria a energia em caso de apagou, se fechou, em vez de abrir, e acabou deixando a sala de cirurgia às escuras.



O diretor administrativo do hospital, Lutércio Medeiros, já informou através da assessoria que o problema já foi resolvido, e ainda na madrugada desta terça-feira (14), técnicos estiveram no local e ligaram a chave do gerador.

A assessoria informou que apesar do problema, nenhuma cirurgia foi cancelada, e o paciente que estaria em meio ao procedimento, quando houve a falta de energia, não teve sua saúde prejudicada. O órgão esclareceu que foi dada apenas uma pausa na operação, e depois resolvido o problema, os médicos retornaram aos procedimentos.

Mais lidas nesse momento