O segredo de Vanessa Giácomo para o dia render: “Treino de manhã”

A atriz segue uma rotina fit impecável e revela como incluiu de vez a atividade física na agenda acelerada de trabalho e de cuidados de três crianças

Quem vê a tranquilidade de Vanessa Giácomo – que fala baixinho, pausadamente e com um longo sorriso no rosto – não consegue acreditar quando ela diz que é agitada. Assim como nas partidas de tênis, a vida da atriz alterna momentos de intensidade máxima e paradas estratégicas de recarga de energia.

Para perseguir bandidos na novela (como a policial Antônia, de Pega Pega) e ainda acompanhar o pique dos três filhos pequenos (um de 9, um de 7 e uma menina de 2 anos), ela aprendeu a otimizar o tempo. Acelera tudo o que consegue para curtir demoradamente a família — até treinar com o marido virou uma estratégia. “Às vezes chego à Globo já pronta e os maquiadores falam que tenho de, pelo menos, retocar o make… Não retoco por nada! Quero partir logo para o estúdio e gravar as cenas”, conta.

Foto: André Nicolau/BOA FORMA
Foto: André Nicolau/BOA FORMA

Até um ano atrás, ela segurava essa inquietude com aulas de balé. “Além de a dança deixar o corpo lindo e alinhar a postura, tem a música clássica – você precisa ouvir atentamente e seguir os passos no ritmo. Trabalha a concentração e me acalma.”

Como as aulas são em grupo, em horários estipulados, a atriz não consegue acompanhá-las enquanto está no ar. Manteve apenas a musculação e o aeróbico, que encaixa como pode. Passa cerca de 30 minutos na esteira, alternando corrida e caminhada, ou na escada. Então, realiza uma sequência indicada pelo instrutor da academia onde treina três vezes por semana. Quase sempre está com o marido. “É muito melhor com companhia. Se vou sozinha, conto 1… 2… 3, 6, 8, 10! Quero que acabe rápido!”, ri.

Claro que existe uma questão estética. Afinal, cuidar da imagem é importante em seu trabalho. Mas ela enxerga outros benefícios em acordar mais cedo para se exercitar. “Quando treino de manhã, parece que meu dia rende muito mais. Posso gravar até tarde que ainda me sinto inteira”, diz.

Mais lidas nesse momento