Semana de Combate ao AVC no Piauí tem início nesta segunda

Lançamento será no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir)

Perda da fala e de movimentos do corpo são algumas das sequelas enfrentadas por pessoas que sofrem um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A doença ocorre devido a uma alteração na circulação de sangue no cérebro, mas pode ser evitada.

O alerta é da Semana Nacional de Combate ao AVC, que terá início no Piauí nesta segunda-feira (16), com lançamento às 9h, no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).

“Vamos realizar uma série de atividades com foco na prevenção. Entre elas, palestras, estandes educativos e um passeio ciclístico”, conta a enfermeira Fabiana Gomes, do Projeto Pense AVC, coordenado pela Associação Reabilitar, organização social que administra o Ceir.

Segundo dados da Rede Brasil AVC, 90% dos casos estão relacionados a fatores de risco, como hipertensão, sedentarismo, colesterol alto, má alimentação, obesidade, estresse, tabagismo, alcoolismo, doenças cardíacas e diabetes.

Vidas com AVC

No Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), o AVC é a principal causa de tratamento. Atualmente, 71 pacientes estão em terapias, entre crianças, adultos e idosos, e 890 pessoas já deram entrada na instituição em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral. A história de alguns desses pacientes será retratada na exposição de fotos Vidas com AVC, do dia 16 a 21 de outubro, na entrada do Ceir.

I Bike pela Vida

A programação da Semana de Combate ao AVC no Piauí também conta com um passeio ciclístico, que será realizado no dia 19 de outubro, com saída às 18h, do Ceir, e percurso de uma hora até o Parque Potycabana, onde será encerrado com uma aula de zumba, de 19h às 20h. Todos os interessados podem participar. As primeiras 50 pessoas a chegarem na concentração, que deve iniciar às 17h, no Ceir, ganharão um kit com camisa e squezze temáticos.

AVC em foco

A campanha encerrará com o III Simpósio Piauiense de Doenças Cerebrovasculares – AVC em foco, nos dias 20 e 21, no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). O evento será aberto com uma Conferência Magna ministrada por um especialista pela Universidade de Harvard.

Mais lidas nesse momento