UFPI fica de novo sem internet e alunos residentes protestam contra sucateamento

Problemas sucessivos com falta de luz e internet tem prejudicado alunos que moram no campus e não têm para onde ir

Por Redação do Portal AZ,

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) enfrenta novamente problemas com sua conexão de internet, o que levou estudantes que moram na Residência Universitária a protestarem contra o sucateamento da instituição, nessa quarta-feira (1º), após ficarem sem internet durante o feriado e receberem o aviso de que os sistemas só receberão reparos no domingo (5). Não houve comunicado sobre suspensão de aulas ou atividades nos dias em que não haverá internet no campus.

Foto: ReproduçãoAlunos levaram cartazes para a reitoria
Alunos levaram cartazes para a reitoria

De acordo com a UFPI, o problema foi grave e coloca em risco a perda de equipamentos e dados, sendo necessário desligamento dos aparelhos até o domingo, quando a administração irá realizar os reparos. No entanto, reparos similares foram realizados no último mês, quando a universidade ficou cerca de uma semana sem wi-fi. 

“Informamos ainda que estamos em situação de alerta máximo, uma vez que o risco de perda dos equipamentos ou dos dados neles contidos é preocupantemente elevado. Por essa razão, a equipe da STI juntamente com o reitor optaram por manter os equipamentos desligados até domingo, momento no qual a administração superior irá procurar realizar reparos que reduzam esse risco a um nível legal e tecnicamente aceitável”, informou a universidade em nota.

A falta de acesso à internet afeta diretamente a rotina acadêmica dos alunos, especialmente aqueles que moram na Residência Universitária e não possuem outro local para realizar atividades acadêmicas e diárias. Com o problema recorrente, alunos residentes juntaram cartazes e se manifestaram em frente ao prédio da reitoria.

“Nós da Residência Universitária estamos sendo diretamente prejudicados por isso porque não temos outro lugar para acessar a internet e estudar para os nossos trabalhos, provas e outras obrigações acadêmicas. Precisamos de ajuda. A gestão atual nos deixa ao léu e o sucateamento do STI só nos deixa ainda mais prejudicados enquanto a cobrança dos professores continua”, diz nota divulgada pelos alunos da Residência Universitária.

Foto: ReproduçãoCartazes reclamam da estrutura e falta de apoio à comunidade acadêmica
Cartazes reclamam da estrutura e falta de apoio à comunidade acadêmica

Veja a nota de esclarecimento do problema técnico


A Equipe da Superintendência de Tecnologia e Informação (STI) da UFPI informa que os sistemas informatizados estão temporariamente inacessíveis. Na manhã do dia 01/05/2024, houve um desligamento abrupto dos equipamentos, causado por falha elétrica seguida por problemas no gerador, no momento em que este deveria assumir a alimentação da rede, sem sucesso.

Informamos ainda que estamos em situação de alerta máximo, uma vez que o risco de perda dos equipamentos ou dos dados neles contidos é preocupantemente elevado. Por essa razão, a equipe da STI juntamente com o reitor optaram por manter os equipamentos desligados até domingo, momento no qual a administração superior irá procurar realizar reparos que reduzam esse risco a um nível legal e tecnicamente aceitável. É importante destacar que este é o terceiro desligamento do datacenter dentro de trinta dias, com duas dessas interrupções sendo abruptas.

Estamos atuando com máxima responsabilidade e agilidade para garantir o retorno e a continuidade dos serviços, mas a raiz do problema neste momento não está sob total controle da STI e exige a sinergia com outros setores.

Pedimos a compreensão de todos neste momento delicado, enquanto a Prefeitura Universitária procede com os reparos definitivos e permanentes no gerador, sem paliativos ou soluções temporárias. Embora os efeitos imediatos possam ser inconvenientes, as consequências a longo prazo serão significativas.

Nota dos alunos da Residência Universitária

Hoje os moradores da Residência Universitária se juntaram em protesto à falta de internet que mais uma vez assola a Universidade e prejudica diretamente os residentes. 

Durante um desligamento de energia programado hoje pela manhã, o gerador do STI não conseguiu sustentar a estrutura e a Universidade inteira está sem internet, além de os sistemas terem parado de funcionar mais uma vez. 

Nós da Residência Universitária estamos sendo diretamente prejudicados por isso porque não temos outro lugar para acessar a internet e estudar para os nossos trabalhos, provas e outras obrigações acadêmicas.

Precisamos de ajuda.

A gestão atual nos deixa ao léu e o sucateamento do STI só nos deixa ainda mais prejudicados enquanto a cobrança dos professores continua.

Fonte: Portal AZ

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar