Servidores do HU-UFPI dão início a greve por tempo indeterminado

O movimento grevista teve início após a rejeição unânime da proposta de reajuste salarial apresentada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)

Por Rayfran Junior,

Uma greve dos trabalhadores do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), iniciou nesta segunda-feira (6). O movimento grevista teve início após a rejeição unânime da proposta de reajuste salarial apresentada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) durante as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para os anos de 2024 e 2025.

Foto: Sinsep-piServidores do HU-UFPI iniciam greve por tempo indeterminado
Servidores do HU-UFPI iniciam greve por tempo indeterminado

A proposta da Ebserh contemplava um reajuste de 2,5% nos salários e benefícios, porém, a categoria solicitava um reajuste de 14,07%. Francisco Santana, diretor do Sinsep-PI, destacou que a proposta apresentada pela empresa não abrange nem mesmo as perdas registradas pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que foi de 3,71%.

A greve foi iniciada por tempo indeterminado, e apenas 30% dos trabalhadores estão sendo mantidos para garantir a prestação dos serviços essenciais à comunidade. O Hospital Universitário da UFPI, em Teresina, conta com 2.113 empregados, que atuam em diversos setores e especialidades médicas para atender às demandas da população.

Em todo o país, a Ebserh é responsável pela administração de 41 hospitais universitários federais.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar