Homepage
RSS
Twitter

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca
publicidade

Moradores denunciam abandono em residencial da zona Sudeste de Teresina

17/05/2012 • 10:23
Por Jailson Rodrigues

Os moradores do Residencial Dom Helder Câmara, localizado na zona Sudeste de Teresina, cansados de esperar por uma resposta da Prefeitura de Teresina, resolveram procurar o Portal AZ para denunciar o abandono da comunidade por parte da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sudeste (SDU/Sudeste). Os moradores afirmam que vários pedidos já foram encaminhados ao órgão municipal, mas que até momento nenhuma providência foi tomada.


Entre vários problemas apontados, está a única praça da comunidade. No local não existem espaços para passeios, os bancos estão quebrados por falta de manutenção, há impossibilidade de uso devido ao matagal. A falta de iluminação da praça também é preocupante, pois as maiorias das luminárias ficam escondidas entre as folhas das árvores que há anos não são podadas.

O presidente da Associação de Moradores do Conjunto Dom Helder, Anselmo Dias, disse que já foi varias vezes até a SDU/Sudeste, só que os responsáveis nunca deram uma resposta positiva para resolver os problemas da comunidade. "Isso é uma vergonha, moramos na capital do estado e isso é inaceitável. Temos ciência de que existem recursos, pois pagamos nossos IPTU em dia", disse.


Na mesma praça, recentemente a Prefeitura de Teresina construiu uma quadra esportiva, que também já está em péssimo estado de conservação. Os moradores denunciam que a quadra está com rachaduras, os alambrados estão cheios de buracos e que apesar da mesma possuir rampas para cadeirantes, o acesso não pode ser usado por conta do matagal que criou ao redor da mesma.

"Os problemas com esta quadra começaram no dia seguinte da inauguração que contou com a presença do prefeito Elmano Férrer. Ele veio com uma grande comitiva, teve fogos, muita festa, só que no dia seguinte a Eletrobrás veio cortar a energia porque a ligação da quadra foi feita de forma irregular", disse, Dias.


De acordo com o funcionário público Edvaldo Calisto, residente na Quadra A daquele residencial, a rua que passa em frente à sua residência está preste a se tornar intrafegável, pois a pavimentação está afundando depois de uma obra mal feita da SDU/Sudeste. Evaldo também disse também que na Quadra B, em frente ao Condomínio Village Horizonte, também existe outro buraco que tem causado vários acidentes. O buraco já foi tampado várias vezes, mas toda vez que chove o problema reaparece.

“Na frente da minha casa passa uma galeria da Agespisa, que é usada para escoar a água inutilizada do reservatório do Grande Dirceu, só que no ano passado a prefeitura iniciou a construção de outra galeria, desta vez para escoar as águas da Avenida Joaquim Nelson, a obra não foi bem executada e agora toda vez que chove a água invade nossa rua”, afirmou, dizendo ainda que o setor responsável pela obra colocou como medida paliativa, vários sacos de areia, só que o problema continuou e a SDU nunca mais apareceu.


O único serviço de limpeza que acontece no bairro é da retirada do lixo domiciliar, e este fato já está deixando algumas ruas isoladas, na foto acima, nossa reportagem mostra umas das ruas quase interditada pelo lixo e pelo mato, em outra é possível observar que o mato já está preste a esconder os postes da Eletrobrás.


Se falta ação da Prefeitura de Teresina, falta também respeito dos moradores com o bem público, na praça da comunidade é possível encontrar desde vasos sanitários, até mesmo sofás. Alguns moradores transformam o espaço de lazer em um lixão sem nenhuma cerimônia. “Aqui era a praça mais linda da zona Sudeste, só que hoje está nesta situação de abandono, é preciso uma ação imediata para dar a ela de volta para os moradores, mais também é preciso uma campanha educativa para evitar que pessoas tornem este local em lixão”.

Ação da Prefeitura
À Assessoria de Comunicação da SDU/Sudeste garantiu que já foi iniciada uma limpeza na praça, e que nos próximos dias a limpeza das ruas estará sendo executadas. Sobre o problema dos buracos, a superintendência informou que já foram feitos alguns reparos nas ruas, e que agora está esperando a liberação de recursos para a manutenção das vias.

O órgão também lembrou que recentemente foi colocada massa asfáltica nos cruzamentos das ruas da referida comunidade, só que a força das águas pluviais destruiu a obra, e que agora técnicos estudam uma maneira de dar uma solução definitiva para os problemas apontados.
  • Comentários

  • Facebook

COMENTE

Seja o primeiro a comentar

Últimas Notícias
próximo anterior veja mais notícias
COMPARTILHE COM AMIGOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Os comentários feitos por leitores são de inteira responsabilidade de seus autores.
O Portal AZ não responde pelo conteúdo postado nesse espaço.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2014