Homepage
RSS
Twitter

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca
publicidade

Começa nesse sábado campanha contra hanseníase em Timon

11/04/2014 • 15:06
Da Redação do Portal AZ

Começa amanhã (12), a campanha contra a Hanseníase no município. A abertura oficial das atividades será na Unidade Escolar Antonio Maria Zacarias, às 8h, no Bairro Cidade Nova. Ações de prevenção, diagnóstico e tratamento serão promovidas durante a campanha, que será divulgada nas unidades de saúde do município.

A campanha acontece em parceria com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN) e tem o objetivo de informar e sensibilizar a população sobre as medidas de prevenção, diagnóstico e tratamento da hanseníase, bem como aumentar o diagnóstico da doença e a vigilância de contatos.

Na abertura da campanha será feito atendimento médico, realizado por dermatologistas, exames de baciloscopia, conduzidos por técnicos de laboratório do município, vacinação BCG em pessoas que tiveram ou tem contato com pacientes de hanseníase e avaliação dermatológica feita por enfermeiros.

“Essa campanha pretende sensibilizar a comunidade quanto às medidas de controle e prevenção da hanseníase no nosso município com a proposta de diminuir os números da patologia. No ano de 2013, foram notificados em Timon 103 casos, sendo que, destes, 16 são em menores de 15 anos, o que significa dizer que o município detém alta carga bacilar da doença. Então queremos priorizar o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno possível, uma vez que iniciado esse tratamento diminui a transmissão da patologia”, destaca a coordenadora do Programa de Hanseníase de Timon, Ourací Dourado.

Sintomas

Os sinais e sintomas da doença são manchas brancas ou avermelhadas na pele, com dormência, perda de pelos e/ou ausência de suor nas manchas, caroços pelo corpo, inchaço na face e orelhas, e quanto mais cedo forem percebidos, maiores são as chances de recuperação sem sequelas.

A forma de contágio mais comum da doença é de pessoa para pessoa, pelas vias aéreas superiores (ao falar, tossir ou espirrar), por pessoas doentes que não estejam em tratamento. Quando não diagnosticada e tratada precocemente, a hanseníase evolui para incapacidades físicas.
  • Comentários

  • Facebook

COMENTE

Seja o primeiro a comentar

Últimas Notícias
próximo anterior veja mais notícias
COMPARTILHE COM AMIGOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Os comentários feitos por leitores são de inteira responsabilidade de seus autores.
O Portal AZ não responde pelo conteúdo postado nesse espaço.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2014