Crianças da LBV em Teresina participam de ações de conscientização do Meio Ambiente

Soltura de animais resgatados no Parque Lagoas do Norte incentiva as crianças a preservarem o Meio Ambiente

Por Redação do Portal AZ,

Em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, as crianças atendidas pela Legião da Boa Vontade (LBV) em Teresina, participaram de atividades que proporcionaram aprendizagem e conscientização sobre a importância da preservação do Meio Ambiente. A programação contou com a realização de oficina no Parque Encontro dos Rios e no Parque Lagoas do Norte, lá participaram da soltura de 36 cágados de barbicha resgatados na região. Os animais foram recolhidos pelo Instituto Cabar, que trata as espécimes feridas, geralmente vítimas de atropelamento, e após recuperados, são devolvidos a natureza.

Crianças em atividade (Foto: Divulgação/ LBV)

“Através do Projeto Cabar, esses animais são resgatados no período chuvoso, geralmente vítimas de atropelamentos pelos veículos que trafegam na região. Eles são colocados em um centro de triagem e, após ficarem aptos para voltar ao meio ambiente, são soltos aqui no Parque Lagoas do Norte”, contou a bióloga do Programa Lagoas do Norte, Zelinda de Oliveira. A ação ocorreu simultaneamente com a blitz ambiental, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.

Depois de todo o aprendizado as crianças da Legião da Boa Vontade e de escolas da região participaram da soltura dos animais.  Laysa Maria dos Santos Sousa, 12 anos, que participou das atividades gostou e ressaltou: “Foram momentos de conscientização, momento de pensar em todos os nossos atos com o meio ambiente.  Os animais são seres indefesos, eles precisam da nossa proteção.  Eu admiro muito, porque Deus criou os seres vivos, cada um do seu jeito.  E nós precisamos de respeitar”.

Crianças em atividade (Foto: Divulgação/ LBV)

A Presidente do Instituto Cabar, Jaqueline Lustosa, alerta que “infelizmente muitos motoristas não freiam ao ver qualquer tipo de animal. O número de animais vem diminuindo a cada ano, e agora estão em zona de alerta para entrar em extinção”. O núcleo de educação ambiental do Programa Lagoas do Norte (PLN) realiza diversas ações mensais de conscientização nas escolas e com a comunidade.

Na LBV, as crianças são incentivadas à reflexão, respeito e preservação do meio ambiente diariamente nos programas e projetos socioeducativos. O Centro Comunitário de Assistência Social da entidade fica localizado na Rua Anísio de Abreu, 2470 – Marquês de Paranaguá. Telefone (86) 3213-3099.

Crianças em atividade (Foto: Divulgação/ LBV)

Comente

Pequisar