Meio Ambiente: Dia Mundial deve ser lembrado além de 5 de junho

Dia Mundial deve ser lembrado além de 5 de junho

Por Direto da redação,

Meio Ambiente: Dia Mundial deve ser lembrado além de 5 de junho

O Dia Mundial do Meio Ambiente se comemora no dia 5 de junho desde 1972, por determinação da ONU (Organização das Nações Unidas). No entanto, essa data precisa ser lembrada durante todos os dias do ano.

Afinal de contas, não se pode pensar no Meio Ambiente apenas com ações localizadas e sazonais. Até porque esse assunto é algo a se pensar durante os 365 dias do ano, ainda mais agora, em tempos de aquecimento global.

Assim, a pauta ambiental é um assunto dos mais discutidos entre as autoridades do mundo inteiro. Até porque alguns países, com a Ilhas Maldivas, corre o risco de desaparecer por conta do aumento do nível do mar e o blog DiarioSP chegou a falar sobre o assunto.

Meio Ambiente em meio aos desafios da humanidade

Comprovadamente, houve um aumento médio da temperatura anual, justamente por conta dessas mudanças climáticas causadas pelo homem. Portanto, existem diversas ações mundiais para tentar minimizar os danos.

No entanto, em muitos casos já se tornou algo irreversível. Um desses danos é a queda o derretimento das geleiras nos polos. Aliás, isso é outra situação que vem causando aumento do nível do mar e preocupando esses países como as Maldivas.

Aliás, Holanda e a Bélgica que fazem parte dos Países Baixos, também vêm sofrendo com esse temor. Afinal de contas, também são países que ficam abaixo do nível do mar e vivem situação crítica.

Atualmente, outra situação que preocupa muito são as queimadas e desmatamentos desenfreados na região da Amazônia. Isso porque essa região é considerada como pulmão do mundo, ou seja, é responsável pela geração do nosso ar de mais qualidade.

Em nenhum outro lugar do planeta existe um lugar como a floresta amazônica. Portanto, se não tivermos mais ela, a vida na terra poderá ficar até mesmo inviável.

E esses desmatamentos já vêm causando problemas de excesso de chuvas em determinados períodos do ano e uma estiagem prolongada em outras épocas. Com menos árvores, os eventos climáticos estão ficando cada vez mais extremos e isso vem trazendo mortes, destruição e muito prejuízo financeiro para as pessoas em todos os lugares do mundo.

Combustível alternativo

Ainda na questão do Meio Ambiente, outra situação vem preocupando muito no dia a dia, que é o combustível. Com tantos carros, ônibus e caminhões no mercado, o consumo de gasolina e diesel, ou até mesmo etanol, vêm causando grande poluição no mundo.

Inclusive, já existe a ideia de que, em alguns anos, determinados lugares já vão proibir andar de carros movidos a combustão, podendo andar apenas com os carros elétricos.

Atualmente, os carros elétricos já estão se tornando mais comuns na Europa, Estados Unidos e países como Japão, China e Coreia do Sul. Entretanto, aqui no Brasil, ainda é algo que está engatinhando.

Desta maneira, nessa proximidade do Dia Mundial do Meio Ambiente, a principal conscientização é de que o ser humano precisa saber preservar a natureza, da melhor maneira possível.

Caso contrário, as próximas gerações terão ainda mais dificuldades de sobrevivência e vai ter até mesmo um grande êxodo de gente que vai ter que sair de suas regiões, por falta de recursos hídricos, e buscar uma vida melhor em outro lugar.

Apesar do caos ambiental que vivemos no mundo, ainda é possível tentar salvar o planeta nos próximos, mas sempre coam ações sustentáveis e políticas públicas eficazes e inteligentes.

Desta maneira, o poder público de todos os países deverá se unir em torno deste bem comum, garantindo uma melhora no Meio Ambiente e também a melhora na situação mundial, evitando novas tragédias ambientais nos próximos anos. Assim, as próximas gerações poderão ganhar uma esperança de evolução.

Fonte: William Volcan

Comente

Pequisar