Concessionária derruba árvores centenárias para expandir o aeroporto de Teresina

O governador visitou as obras e achou bom. Não deve ter visto as árvores tombadas

Por Redação do PortalAZ,

Pelo menos cinco oitizeiros centenários e uma carnaubeira também muito antiga foram derrubados pela empresa que administra o Aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina. 

Foto: Reprodução/InternetÁrvores cortadas

As árvores ficam na praça em frente à casa de passageiros do aeroporto. Sem que haja placa de indicação de obra no local, não se consegue estabelecer a razão para a derrubada das árvores. 

Foto: ReproduçãoÁrvores cortadas

O local de onde foram suprimidas as grandes árvores está isolado por uma rede plástica comumente usada para demarcar áreas nas quais vão ser feitas obras.  

Foto: ReproduçãoÁrvores cortadas
Árvores cortadas

As arvores postas abaixo – algumas ainda de pé, embora bastante machucadas – ficam ao lado do estacionamento do aeroporto, que é terceirizado pela CRC Aeroportos, a empresa gestora de serviços aeroportuários na capital do Piauí. É possível que a derrubada de árvores quase centenárias esteja ligada às obras de expansão física do aeroporto, que segundo a concessionária são parte de um investimento de R$ 150 milhões.  

Foto: ReproduçãoÁrvores cortadas
As obras em curso e que podem estar custando a remoção das árvores incluem a ampliação do pátio de aeronaves, que segundo a concessionária vai permitir maior número de pousos decolagens., porque mais aeronaves podem usar o pátio.

Também as obras contemplam a expansão do estacionamento de veículos e a construção de novas pontes de embarque. 

Foto: ReproduçãoÁrvores cortadas
Na semana passada, o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT) disse em redes sociais que estava satisfeito com as obras de expansão do aeroporto. Se viu as árvores centenárias tombadas, ou fez que não viu ou acho tudo normal. Em nome do progresso, certamente.

Em nota, a organização do Aeroporto esclareceu as circunstâncias, confira:

Nota

O Aeroporto de Teresina informa que o terminal está passando por uma ampla modernização e melhorias em infraestrutura, que visam a melhoria do conforto e experiência do passageiro que em breve receberá um moderno aeroporto compatível com a capital do Piauí. Em relação às árvores, a empresa ressalta que as ações de intervenção foram avaliadas e validadas pelos órgãos municipais competentes e que todas as licenças obrigatórias pertinentes foram expedidas. Além disso, é importante reforçar que existe um plano compensatório de plantio de novas árvores estabelecidos pelo órgão ambiental que será cumprido pela administradora do aeroporto dentro dos prazos estabelecidos.

Aeroporto de Teresina
Assessoria de Imprensa

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar