Grande volume de chuva deve atingir o Nordeste nesta semana

Segundo o Inmet, haverá acumulado superiores a 100 milímetros (mm)

Por Dominic Ferreira,

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirma que quase toda a Região Nordeste terá registro de chuva volumosa, entre os dias 21 a 26 de janeiro.

No período, os volumes de chuva podem ter acumulados superiores a 100 milímetros (mm). De acordo com a previsão, essa chuva mais expressiva tem início a partir do domingo (21) e deve atingir, principalmente, os estados do Piauí, Bahia e Ceará.

O que vai contribuir com essas pancadas de chuvas, que virão com descargas elétricas e grandes ventos; são os principais sistemas meteorológicos típicos de verão, tendo como exemplo a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e possivelmente a formação de um canal de umidade, articulada por causa de um sistema de baixa pressão no oceano.

Mesmo podendo causar grandes transtornos, a chuva intensa será responsável também por mudar o cenário seco e quente que havia sido registrado nesta semana, principalmente no semiárido. A chuva que está por vir irá colaborar para o aumento da umidade no solo e aporte hídrico dos reservatórios de água.

O IMNET destaca que é importante a emissão dos avisos  meteorológicos especiais, e também do acompanhamento diário das atualizações de previsões do tempo. 

O INMET representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950. Sendo um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).



 

Fonte: INMET

Comente

Pequisar