MDR apresenta planos de recuperação para barragens no Piauí

Governo Federal realizará intervenções em 139 estruturas que demandam atenção, mas não apresentam risco iminente

Por Redação do Portal AZ,

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) apresentou nesta quarta-feira (6) os planos de ações para 139 barragens que serão recuperadas pelo Governo Federal. Os diagnósticos apontam medidas e estratégias necessárias à reabilitação de barramentos que reservam água para diversos usos em 14 estados, nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste. 

Para o Piauí serão liberados 3,28 milhões para recuperação de cinco barragens. São elas: Marrecas, Caraíbas, Emparedado, Piaus e Caldeirão. Apesar de demandarem atenção, as estruturas não apresentam risco iminente de rompimento. 

"Estamos agindo para que os cuidados com barragens sejam concretos. A segurança da população é uma prioridade em quaisquer circunstâncias", destacou o ministro Gustavo Canuto.

Ministério apresenta planos de recuperação para barragens no Piauí (Foto: Ascom)

O Plano de Ações Estratégicas para Reabilitação de Barragens da União (Planerb) é resultado de uma cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil.

Orçamento

O ministro Gustavo Canuto explicou que, inicialmente, há R$ 50 milhões disponíveis na rubrica orçamentária do Ministério para as intervenções. O cronograma de execução das atividades ficará a cargo de cada órgão responsável pelas estruturas - Codevasf, Dnocs e a Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH), do MDR. 

Fiscalização

Na última semana, preocupado com a situação de 3.386 barragens que apresentam riscos no País, o ministro Gustavo Canuto determinou às instituições federais fiscalizadoras que realizem vistorias nessas estruturas. Na condição de presidente do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), o titular da Pasta também estendeu o comunicado às entidades estaduais. Ao todo, 43 órgãos atuam na fiscalização de barramentos no Brasil. 

Acesse aqui a lista das barragens que serão recuperadas.

*Com informações do MDR

Comente

Pequisar