Segunda edição do festival reune quinze meios de alimentação de Campo Maior

Logo mais, às 20h00 começa o 2º Sabor Maior – Festival Gastronômico de Campo Maior, que vai até domingo, 02 de maio. A cidade está localizada a 78 quilômetros ao norte de Teresina.

O evento que será realizado no Complexo Cultural Valdir Fortes, centro daquele município, reunirá ações em turismo, gastronomia, artesanato, shows com artistas locais e nacionais, enduro a pé e competição de jet ski.

A abertura do 2º Sabor Maior contará com a realização de Festival Gastronômico envolvendo quinze meios de alimentação, com a participação do chef Carlos Ribeiro. Na programação cultural do evento, shows com a Bandas Trombone e Cia e The Fevers, a atração nacional dessa noite.

O 2º Sabor Maior – Festival Gastronômico de Campo Maior é uma realização da Prefeitura Municipal de Campo Maior em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, e Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Piauí, Fundac; e da Secretaria Estadual de Turismo, Setur.

“Esperamos que a segunda edição do evento supere a anterior. Campo Maior tem uma forte tradição na culinária regional e este ano, contempla um evento em ovinocaprinocultura, além de festival gastronômico, artesanato, cultura, shows com artistas regionais e nacionais. Este ano o Sebrae e a Prefeitura de Campo Maior intensificaram as ações e melhoraram a programação do evento. Então, o Sabor Maior tem tudo para ser um sucesso de público e de comercialização”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Delano Rodrigues Rocha.

A GASTRONOMIA

Restaurante Boteco do Galeto, Restaurante Capote do Macêdo, Restaurante Chico Nunes, Restaurante Hawai, Restaurante La Emi, Restaurante Mistura Fina, Restaurante O Cervejão, Restaurante Rei do Capote, Shopping Restaurante, Buffet Toque Especial, Lanchonete Sabor da Casa, Lanchonete Tudo Pode, Lanchonete Xou de Delícias da Xuxa, Panificadora Delícia de Bolo e Padaria e Lanchonete Big Pão, são os empreendimentos que vão participar do 2º Sabor Maior – Festival Gastronômico de Campo Maior.

Todos os empreendedores e profissionais desses empreendimentos receberam consultorias e orientações do chef Carlos Ribeiro, que foi contratado pela organização do evento, para desenvolver um cardápio especial para o festival, que acontecerá numa arena gastronômica instalada no Complexo de Eventos Valdir Fortes.

Carlos Ribeiro é mestre e doutorando em gastronomia pela Universidade de São Paulo, USP, e na área internacional, foi professor visitante e palestrante da Universidad Sagrado Corazón, de Porto Rico; Escola de Hotelaria St. Paul de Mer, de Barcelona; Universidade do México, Universidade de Sophia e Osaka, no Japão; e Universidade da Costa Rica.

FESTIVAL DE SABORES

No regulamento do concurso, que vai escolher o melhor prato do evento, duas serão as categorias: restaurantes e lanchonetes. Entre os critérios de julgamento dos pratos estão a apresentação, a criatividade e o sabor.

Os prêmios serão doados pela Prefeitura Municipal de Campo Maior e cada categoria vencedora vai ganhar uma TV de plasma 32”.

Todos os participantes receberão certificados e os três primeiros lugares de cada categoria ganharão placas alusivas ao Festival Sabor Maior.

ARTESANATO

Uma feira de artesanato composta de doze estandes também fará parte do Sabor Maior. A feira terá peças em bordados (bainha aberta, ponto cruz, ponto cheio, ponto russo, richelieu e frivolité), crochê, camisetas pintadas a mão e bolsas em fibra de carnaúba.

Pelo segundo ano, haverá ainda o concurso do melhor pano de prato do Sabor Maior. Este ano, além da escolha do pano de prato, terá a do avental, que devem ser bordados com o tema do festival.

Os três primeiros lugares vão ganhar treinamentos do Sebrae voltados para a área artesanal.

SHOWS E CULTURA

Durante todo o evento acontecerão shows com artistas regionais e nacionais. Amanhã,dia 30, se apresentarão Teresina Jazz Band, Beth Moreno e Elba Ramalho; e no dia 1º de maio farão shows Waldonis, Flávio José e Dandinha e Banda.

Foram promovidas oficinas de dança com o bailarino Sidh Ribeiro; de teatro com Luciano Brandão e de percussão com Giovano Quadros. No palco regional montado no Complexo Valdir Fortes vão se apresentar o Balé Popular do Piauí, a Orquestra da Escola de Música de Teresina, Grupo de Dança do Pro Jovem, Grupo AFROPETI, Grupo Afro Cultural Coisa de Nego, Dança do Hip Hop do Pro Jovem e Banda Cidadão Afinado (São Miguel do Tapuio)

1º BODE MAIOR

A ovinocaprinocultura também é destaque em Campo Maior com a realização do 1º Bode Maior, que movimenta o setor da ovinocaprinocultura na região.

O evento, que acontece até domingo (02), é uma realização da Prefeitura Municipal de Campo Maior, em parceria com o Sebrae no Piauí; Associação de Criadores de Caprinos de Campo Maior, Ascamco; e Associação Piauiense de Criadores de Caprinos e Ovinos, Apiccovi.

Julgamento de animais, clínicas tecnológicas, vaquejada de bode, exposição e comercialização de animais e realização do 1º Leilão do Território dos Carnaubais são algumas das atividades que acontecem no 1º Bode Maior. O leilão será realizado na Associação Atlética Banco do Brasil, AABB, de Campo Maior, reunindo animais de alta linhagem.