Região de Campo Maior terá Serviço de Inspeção para produtos da Agricultura Familiar

Um dos objetivos do Serviço é oferecer novas oportunidades a pequenos agricultores

O presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Carnaubais, prefeito de Campo Maior Professor Ribinha, propôs a criação do Sistema de Inspeção Regional para os municípios o Território dos Carnaubais. A proposta foi apresentada durante o 1º Seminário de Desenvolvimento Territorial, realizado pela Secretaria Estadual de Planejamento, nessa segunda-feira (13) na APPM em Teresina.

Foto: Reprodução/Portal de Campo Maior
Foto: Reprodução/Portal de Campo Maior

A criação do Serviço de Inspeção Regional seria implantado através de um consorcio formado entre os municípios interessados no serviço que seria usado para monitorar e inspecionar a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos e assim agregando valores aos produtos da região e tornando-os ainda mais comerciais.

Outro objetivo do Serviço de Inspeção seria o de oportunizar os pequenos agricultores a acessarem programas governamentais como PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e poder comercializar produtos perecíveis como carne, peixe, cajuína, poupa de frutas e outros.

“Eu defendo esse tipo de parceria porque entendo que visa o desenvolvimento regional, como também buscar a eficiência das gestões públicas de forma econômica e promovendo a interação entre os municípios”, argumenta o prefeito.