Governo e Inmetro firmam parceria para tecnologia de trânsito e parque meteorológico no Piauí

O governador recebeu o presidente do instituto nesta quinta-feira (23)

O governador Wellington Dias recebeu, nesta quinta-feira (23), o presidente nacional do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Carlos Augusto de Azevedo, e os gestores dos órgãos Imepi, Setrans, Seadprev, Sedet e Dnit, para tratar de um termo de cooperação no qual serão trabalhados dois importantes projetos para o estado. O primeiro é a definição de uma área entre as cidades de Teresina e União para a instalação de um Parque Meteorológico e um Parque Tecnológico e o segundo é a criação de uma tecnologia que irá melhorar as condições de trânsito a partir de equipamentos nas rodovias.

Foto: Jorge Bastos
Foto: Jorge Bastos

“O objetivo dos parques é que assim possamos desenvolver pesquisas que se tornem referências para a região norte e nordeste e prestar serviços para outras regiões do Brasil. Além disso, criaremos empregos e renda para o estado. E com a nova tecnologia que está sendo desenvolvida, a ideia é diminuir os índices dos acidentes de trânsito por meio da fiscalização e do cumprimento da lei”, pontua o governador Wellington Dias.

O parque terá um investimento inicial de 10 milhões de reais, e a tecnologia certificada pelo Inmetro promete melhorias significativas para o Piauí.

“Estamos desenvolvendo uma tecnologia certificada pelo Inmetro que controlará o excesso de carga e de velocidade, diminuindo acidentes e aumentando a vida útil das estradas, que vai trazer um avanço e uma economia considerável para o Estado. E o parque meteorológico vai servir para estudo, análise e melhora na qualidade de vida, não só do piauiense, mas das pessoas do Norte e do Nordeste também”, afirma o presidente Nacional do Inmetro.