Secretário da SeadPrev se reúne com o conselho da ZPE de Parnaíba

Pela primeira vez como presidente do Conselho de Administração da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), o secretário de Administração e Previdência (SeadPrev), Ricardo Pontes, participou na sexta-feira (25) de reunião com a diretoria, em Parnaíba.

Na pauta, alteração e adequação do Estatuto Social e Regimento Interno nos termos da Lei Federal n° 13.303 de 30 de junho de 2016 (nova lei que regulamenta as sociedades de economia mista) e processo de alfandegamento do recinto aduaneiro em andamento.

Participaram da reunião o presidente da ZPE, Paulo Cardoso; diretor técnico, Dinarte Porto; diretor administrativo/financeiro, Carlos Teles; diretor comercial, Roger Jacob; e conselheiro Antônio de Pádua Brito.

ZPE

As ZPEs (Zonas de Processamento de Exportação) caracterizam-se como áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados fora do país, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro.

A Zona de Processamento de Exportação de Parnaíba está aberta a todos os empresários que tenham as condições exigidas e desejam aproveitar os incentivos para produzir bens para o comércio externo, notadamente naqueles setores mais ligados às nossas vocações econômicas, mas também em ramos inovadores que possam trazer tecnologia e desenvolvimento para o Piauí.

Agrocera

Na ocasião, o secretário Ricardo Pontes conheceu o depósito do empreendimento Agrocera - Indústria, Comércio e Exportação de Cera Vegetal, que atua no ramo de beneficiamento e exportação da cera da carnaúba, um dos principais produtos de exportações do estado. O empresário Marcelo Carvalho explicou como é feito o trabalho e fez sugestões ao governo para incrementar a ZPE de Parnaíba e transformá-la em celeiro de riquezas.

Ricardo Pontes afirmou que o governador Wellington Dias tem interesse em investir mais na ZPE. "Afinal, todos os envolvidos ganham com o progresso da ZPE de Parnaíba".