Homepage
RSS
Twitter

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca
publicidade

Mostra Piauí Sampa faz sucesso mais uma vez em São Paulo

30/05/2010 • 14:59
Sucesso de divulgação e realização de negócios. Esse é um breve balanço da Mostra Piauí Sampa, que termina hoje (30), no Shopping Eldorado, em São Paulo.
O evento que reuniu cerca de oitenta empreendedores piauienses de oito setores econômicos, movimentou o Shopping Eldorado por toda essa semana: moda e acessórios, gemas e jóias, artesanato, turismo, agronegócios (apicultura, cajucultura, fruticultura e cachaça), cultura, gastronomia e floricultura tropical.
O evento recebeu a visita de autoridades como o governador Wilson Martins, do prefeito de Teresina, Elmano Férrer; do deputado federal Ciro Nogueira Filho, além de empresários, investidores e consumidores que conheceram as vocações econômicas do Piauí, realizaram bons negócios e adquiriram produtos da marca Piauí.
“Foi uma festa empreendedora em São Paulo , um evento de negócios, que mostrou o Piauí produtivo, que trabalha, que tem novas oportunidades através da apicultura, da moda, da cajucultura, da gastronomia, enfim, um Piauí empreendedor que nos orgulha e que tem um potencial imenso de crescimento na geração de trabalho e renda através dos micro e pequenos negócios”, declara o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Piauí, Ulysses Gonçalves Nunes de Moraes .

O evento é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí; Governo do Estado do Piauí e Prefeitura Municipal de Teresina; tendo o apoio do Centro de Tradições Nordestinas, CTN.

“A Piauí Sampa 2010 foi mais um grande sucesso, seja em divulgação, em visitação de consumidores, seja em realização de negócios e de consolidação da marca Piauí. Todos os setores tiveram resultados bastante significativos. Acredito que atingimos a meta de incremento de vendas que ficaria entre 10% e 15%”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Piauí.

Moda e Acessórios
Roupas de festa, moda casual, jóias em opala, acessórios com couro de tilápia e opala, bolsas e carteiras bordadas. Essas foram algumas das novidades do setor de Moda e Acessórios que o Sebrae apresentou ao mercado paulista.

“Este ano não vendemos somente no varejo, vendemos também no atacado. A Fil – A – Fil fez contatos e negociou muitas peças no atacado. As empreendedoras das jóias venderam bem e fizeram inúmeros contatos. As marcas Rita Prado e Deura Melo Bolsas também venderam, fizeram contatos e receberam encomendas. As perspectivas de negócios para este ano vão superar as do ano passado”, afirma entusiasmada a gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Indústria do Sebrae no Piauí, Mirna Rocha.

Agronegócios

Castanhas, vinho de caju, doces, cajuína, castanhas caramelizadas, mel em sachês, cachaças, mel em frascos, foram alguns dos produtos apícolas apresentados na Piauí Sampa e que podem gerar inúmeras oportunidades de negócios.
“Os empresários venderam no varejo e fizeram contatos para vender no atacado. Os associados da Casa Apis fizeram essa semana aproximações comerciais com os atacadistas do bairro do Brás, aqui em São Paulo ”, explica o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae no Piauí, Franscisco Holanda.

De acordo com o gerente, nesta edição da Piauí Sampa houve uma procura muito grande de profissionais que desejam ser representantes em São Paulo da cajuína, da castanha e do mel piauienses.

“Tivemos ainda uma capacitação com os comissários e o chef de cozinha da TAM, Luis Fernando Perin, que se surpreenderam com a qualidade dos produtos do Piauí. Mais uma vez, acredito que as vendas do varejo no setor de agronegócios será superior às do ano passado”, conclui.

Turismo e Artesanato

Rota das Emoções, Serras Nordeste e Caminho Entre Rios. Esses foram os produtos turísticos apresentados aos empresários e consumidores que circularam essa semana pela Mostra Piauí Sampa 2010.
Pela primeira vez foi instalado um espaço só para divulgar o turismo piauiense no shopping.

“Tivemos também o Workshop de Turismo quando lançamos o Caminho Entre Rios, e contamos com a participação de 150 representantes de operadoras de turismo e de agências de viagens de São Paulo. Somente a rodada rendeu 450 encontros de negócios”, explica o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae no Piauí, Gilson Vasconcelos.

Como a mostra coincidiu com a realização do Salão do Turismo, no Anhembi, em São Paulo , o Piauí através do Sebrae esteve com um estande onde apresentou os três roteiros turísticos do Estado.

“Em relação ao artesanato, as vendas foram as melhores possíveis. Levamos para a Piauí Sampa, a cerâmica do Poti Velho, a cerâmica com inspiração rupestre da Serra da Capivara, os bordados, a arte santeira, a tapeçaria, os trançados, ou seja, praticamente todas as tipologias artesanais do Estado. Estou confiante que as vendas do setor artesanal vão ultrapassar as de 2009” , conclui o gerente.

Gastronomia e Cultura

A culinária piauiense não poderia ficar de fora da mostra. Todos os dias o chef Reginaldo Área Leão servia aos consumidores do Shopping Eldorado, porções de Maria Izabel, Paçoca de Carne Seca, Tapiocas e Salada de Feijão Verde.

Quem passava pela mostra se embriagava com o cheiro da culinária piauiense e sempre comia uma porção de cada prato.

Houve o Festival Gastronômico da Culinária Piauiense durante todo o período da mostra no Restaurante Dois – Cozinha Contemporânea, dos chefs Felipe Ribenboim e Gabriel Broide.

No menu, pratos que foram reconstruídos, dando novas texturas e sabores às delícias regionais do Piauí. Cuscuz de milho com manteiga salgada, Bolinho de banana com paçoca de carne, Batata doce com melaço de cana, Patinhas de caranguejo com molho de babaçu, Capote com farinha do Piauí e pimenta de cheiro, Camarão com arroz de jaca e jaca grelhada e Carne de sol grelhada com baião de dois e macaxeira com manteiga da terra são os pratos principais criados para o festival.

No shopping, o Balé de Teresina e o Grupo Som da Terra também fizeram bonito na Mostra Piauí Sampa. Em todos os dias da mostra, em dois horários, eles apresentavam as danças e as músicas do Piauí. Era um verdadeiro passeio pela cultura popular piauiense..
  • Comentários

  • Facebook

COMENTE

Seja o primeiro a comentar

Últimas Notícias
próximo anterior veja mais notícias
COMPARTILHE COM AMIGOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Os comentários feitos por leitores são de inteira responsabilidade de seus autores.
O Portal AZ não responde pelo conteúdo postado nesse espaço.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2014