Detento é encontrado morto em penitenciária de Teresina

A vítima foi colocada dentro de um tambor de lixo da unidade

Por Wanderson Camêlo,

Atualizada às 18h33

Um preso foi encontrado morto, dentro de uma lixeira, na Penitenciária José de Ribamar Leite, mais conhecida como Casa de Custódia (zona Sul de Teresina). A vítima foi identificada como Neurivan Alves Loiola Filho.

Entrada da Casa de Custódia (Foto: divulgação)

A informação foi passada pelo Sindicato dos Agentes penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi). Segundo a entidade, o fato foi registrado na tarde deste sábado.

“Ele foi perfurado com vários golpes de vergalhão de ferro retirados da própria estrutura do prédio. O fato que chama atenção é que é a segunda vez que se joga corpo dentro de lixeira.”, garantiu o presidente do Sindicato dos Agentes penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda.

Kleiton Holanda.(Foto: Lucas Sousa/Portal AZ)

O crime aconteceu no Pavilhão C, que é pra onde são direcionados condenados por homicídios, tráfico de drogas e assaltantes de bancos, por exemplo. O presidente aproveitou para cobrar do Governo do Estado a convocação dos 37 aprovados no último concurso para agente penitenciário.

“É humanamente impossível dar conta de tantos presos com o pouco número de servidores que temos. O governo se mostra resistente, mesmo diante dessa situação caótica [nas unidades prisionais do Estado]. Precisamos reforçar nossas unidades prisionais para evitar que esses crimes aconteçam”, destacou Kleiton.

Ainda de acordo com o Sinpoljuspi, essa foi quinta morte registrada na Casa de Custódia em 2019 e a segunda só no Pavilhão C da unidade.

Procurada pela reportagem do Portal AZ, a Secretaria de Estado da Justiça informou que o óbito foi comunicado à Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Instituto Médico Legal (IML) e que abrirá procedimento administrativo para apurar a ocorrência.

Confira a nota as pasta na íntegra:

A Secretaria de Estado da Justiça informa que o detento Neurivan Alves Loiola Filho foi encontrado morto, na tarde de hoje (20), em uma das celas do pavilhão C da Penitenciária Prof. José Ribamar Leite. O fato foi constatado após vistoria da equipe de plantão da unidade. O óbito foi comunicado à Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Instituto Médico Legal (IML), que esteve no local para procedimentos legais acerca do caso. A Sejus também abrirá procedimento administrativo para apurar a ocorrência.

Comente

Pequisar