Delegado alerta vítimas de ameças por ligação de números com DDD 65

Por Valéria Amorim

Durante a última semana, várias pessoas vêm recebendo ligações de números de telefones desconhecidos com o DDD 65, o qual muitos deles são tentativas de estelionato ou ameaças de morte. Nas cidades de Teresina, Altos e Parnaíba já foram constatadas centenas de casos em que as pessoas acabam fornecendo dados pessoais sem saber que consiste em um golpe.

“Eu recebi a ligação por voltas das 15h; um homem me dizendo que eu tinha ganhado um pacote promocional da minha operadora. Em seguida, ele foi me perguntando qual era o número do meu RG, CPF e por isso desconfiei. Como eu não conhecia o número desliguei logo”, disse Marcelo Oliveira, uma das pessoas que receberam ligação de um dos números.



O delegado Carlos César, do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO), recomenda que ao receber uma ligação com número de alguém desconhecido, que não conceda nenhuma informação pessoal. “Para evitar qualquer coisa melhor não receber a ligação, mas se a pessoa atender, ela deverá ter o máximo de atenção para não cair em qualquer golpe”, informou o delegado.

“Quando eu atendi, um homem falou apenas que eu estava na lista das pessoas que iam morrer. Achei que fosse trote e perguntei quem era e ele só fez desligar. O estranho é que muitas pessoas que conheço estão passando pela mesma situação e sempre é um telefone com o DDD 65”, afirma outra vítima que não quis se identificar.

O delegado Carlos César explica que, caso a pessoa sofra um tipo de ameaça por telefone, o indivíduo deverá se encaminhar até o Distrito Policial responsável pelo bairro onde mora para fazer um Boletim de Ocorrências, pois, a delegacia poderá abrir um inquérito com quebra de sigilo telefônico para identificar o responsável pelas ameaças.

Mais lidas nesse momento