Defensoria Pública da União denuncia formação de milícia no litoral do Piauí

Dentre as denúncias, há acusação de grilagem de terras e violência contra comunidades locais

Por Carlos Sousa,

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, recebeu na manhã de hoje (16), o Defensor Público da União José Rômulo Plácido Sales. A denúncia formalizada aponta para a formação de milícias por agentes do Estado, em sua maioria policiais, apoiando a grilagem de terras no litoral piauiense. As principais vítimas seriam as comunidades de pescadores locais, afastadas de suas terras de subsistência.

Foto: SSP-PIChico Lucas com denúncia de Milícias no Litoral
Chico Lucas e José Rômulo com denúncia de Milícias no Litoral

José Rômulo detalha que os milicianos estão intimidando, ameaçando e expulsando as comunidades para grilar terras, como na região da Nova Barra Grande, comunidade Borogodó. O Ministério Público Federal em Parnaíba instaurou um inquérito para investigar esses grupos criminosos.

A expansão do turismo em Cajueiro da Praia elevou o valor econômico das terras, atraindo grileiros que desconsideram os interesses das comunidades tradicionais. Chico Lucas ordenou investigações rigorosas e propôs a criação de um grupo de trabalho interinstitucional para combater as milícias.

O secretário enfatizou a intolerância do estado com a atuação de milicianos e prometeu punições severas para os agentes de segurança envolvidos em condutas incompatíveis com suas funções.

Fonte: SSP-PI

Comente

Pequisar