Bancadas nordestinas deram apoio a proposta governista; Piauí apoiou proposta

O Palácio do Planalto está decidido a trabalhar suas próximas votações de interesse a partir do perfil da votação da “Lei do Socorro aos Estados”, aprovada na noite da última terça-feira(18).

A bancada nordestina, bem governista, pode ser um parâmetro.  As bancadas nordestinas vinham reclamando que a proposta do Governo Federal para atender os estados super-endividados, e que poderiam atingir os estados nordestinos, também, não era boa para eles, pois eles teriam feito o “dever de casa”.  Os estados governados por petistas votaram em apoio a proposta do governo, como foi o caso da Bahia, Piauí e Ceará.  A única bancada que votou contra a proposta do governo foi a do Sergipe, que por acaso é governado por um governador do PMDB, Jackson Barreto.

É bom se ressaltar que a bancada cearense deu uma pequena margem favorável à proposta do Planalto, pois os votos “não” e de obstrucão ficaram muito próximo da votação do “sim”. A bancada de Pernambuco, que tem mais ministros nordestinos no Governo Temer, também deu grande apoio ao Governo.

COMO FOI

Na votação da noite de terça-feira, a bancada federal da Bahia colocou 37 deputados na votação. Votaram “sim”23 deputados, “não” votaram 11 e houve mais 3 abatenções.

A bancada do Sergipe foi a única que votou contraria a proposta do governo de Socorro ao Estados, destaque-se que o governador daquele estado é do PMDB, mas que está alinhado com partidos de oposição do Planalto. Votaram “não” 5 deputados, enquanto huve 2 votos “sim”e uma obstrução.

A bancada de Alagoas teve nove votos, sendo que sim votaram “sim, 2 voraam “não”e houve uma abtenção.  A bancada da Paraíba levou 12 votos a plenário sendo que 10 votaram “sim”, houve um voto “não” e uma abtenção.  A bancada do Rio Grande do Norte teve 8 deputados presentes, sendo que 7 votaram “sim”e 1 votou “não”.  A bancada do Piauí apresentou 9 deputados para votação sendo que 7 votaram “sim” e 2 votaram “não”.

A bancada do Ceará levou 17 dos seus 22 votos a plenário sendo que 9 votaram “sim”,  6 votaram “não” e houve duas obstruções.  A bancada do Maranhão levou 16 a plenário dos 18, sendo que 11 votaram “sim”, 2 votaram “não”,  2 se abstiveram e houve 1 obstrução. 

A bancada de Pernambuco levou 23 dos seus 25 deputados, sendo que 15 votaram “sim” e 8 votaram “não”.

Veja como ficou a votacão da bancada nordestina. Ao todo a bancada tem 151 deputados porém só se apresentaram para votação 138 deputados e deputadas:

Piauí (PI)

Assis Carvalho
PT    Não

Átila Lira
PSB    Sim

 

 

Heráclito Fortes
PSB   Sim

 

Júlio Cesar
PSD    Sim

 

Maia Filho
PP
PpPtnPhs..   Sim

 

Marcelo Castro
PMDB   Não

 

Paes Landim
PTB
PtbProsPsl  Sim

Rodrigo Martins
PSB  Sim

 

Silas Freire
PR   Sim
Total Piauí: 9   
 

Mais lidas nesse momento