Busca por reeleição faz deputados esvaziarem sessões e presidente ameaça cortar ponto

Themístocles Filho reuniu os líderes dos partidos para discutir a pauta de votações na casa

O presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho (MDB), se reuniu na manhã de hoje (13) com os líderes dos partidos na Casa para discutir a presença dos parlamentares nas sessões. Se discutiu até a questão do corte do ponto dos faltosos.

A reunião ocorre porque a ausência dos deputados, que estão em plena campanha na busca por votos no interior do Estado visando reeleição, já está inviabilizando o andamento das votações de projetos importantes nas comissões e sessões plenárias, como ocorreu ontem (12).

De acordo com Themístocles, ficou acertado que as votações serão priorizadas nas terças e quartas-feiras. O presidente da casa afirmou ainda que pode cortar o ponto dos deputados ausentes, o que resultaria em descontos nos salários.

Deputado Themístocles Filho/ Foto: Lucas Pereira
Deputado Themístocles Filho/ Foto: Lucas Pereira

“Para votarmos qualquer matéria é necessário ter pelo menos 16 deputados em plenário, as segundas e as quintas-feiras tem discursões requerimentos, mas não se vota projeto de lei, que é necessário um quórum qualificado”, afirmou.

Já o líder do governo na casa, deputado Francisco Limma (PT), ressaltou que a decisão é administrativa e cabe à presidência da casa tomar providência. É que as faltas dos deputados já prejudicaram projetos de interesse do governo no legislativo.

Deputado Francisco Limma/ Foto: Lucas Pereira
Deputado Francisco Limma/ Foto: Lucas Pereira

Ele pediu um esforço dos colegas no sentido de comparecer às sessões e também defendeu o corte do ponto.

“Eu sou a favor do corte do ponto, eu acho acredito que a gente é eleito para estar aqui e quem não tem uma justificativa, a direção da casa deve tomar as providências cabíveis”, ressaltou.

Mais lidas nesse momento